05 outubro 2006

A Lógica do 'CRER' - Parte 2

Pessoas que acreditam nos números

Em meu primeiro texto dei um pequeno pitaco nas pessoas que têm fé e procuram lógica p/ validarem sua fé (o que é um contra senso, já que fé significa justamente 'acreditar sem necessidade de provas').

Agora quero cutucar de uma segunda classe de pessoas: os ateus convictos.
Não vou ficar aqui usando argumentos ridículos do tipo 'não acreditar em deus é provar que ele existe', ou 'o ateu tem fé que deus NÃO existe'. Como mencionado anteriormente, É IMPOSSÍVEL PROVAR QUE ALGO NÃO EXISTA. A responsabilidade da prova é de quem afirma, não de quem nega.

Eu falo do ateu que simplesmente nega categoricamente a existência de deus, argumentando que deus é uma crença, e crenças são tolas, e nada provam, nada têm de verdadeiras, são só tradições, blablabla, bla. Normalmente esse ateu convive diariamente com coisas que ele apenas acredita. Querem ver?
Alguém já viu um DNA? Ok, a coisa é científica, qualquer um tem acesso à informação. Mas o ateu simplesmente acredita pq alguém falou. Ele nem tem curiosidade em ir procurar se informar sobre. Simplesmente diz: a ciência falou, tá falado.

Pq isso é nocivo? Pq, apesar de ser de fácil acesso p/ qualquer um, o ateu, não tendo a curiosidade de se informar, simplesmente cria uma crença, uma fé. Não incluo aqui o ateu que é curioso, que pode até não saber a fundo algo, mas procura se informar. Falo daquele ateu que simplesmente ouve falar e já considera como verdadeiro. O típico que acredita em Teorias da Conspiração...

Mas mesmo aquele que é curioso e pesquisa tem lá seu fundinho de fé. A matemática, por exemplo. É abstrata. Até aí tudo bem, pois ela, em sua abstração, representa coisas palpáveis, e mesmo suas teorias não-palpáveis (equações de formas de mais de 3 dimensões, por exemplo) são baseadas apenas em alterar matematicamente o sistema, mas de forma lógica, mantendo sempre as regras. Mas existe algo na matemática que é baseado na pura fé.

Os números complexos
Não à toa, também são conhecidos como 'números imaginários'. Eles desafiam a própria matemática, que diz (e comprova) que nada elevado a um número par poderia resultar negativo. Portanto, que bendito número é aquele i que, elevado ao quadrado, dá -1?
Dá p/ acreditar nisso? Não é um absurdo? Pois é, mas eu acredito neles, pois acredito na matemática.

E qualquer um que acreditar na matemática tem fé tbm, e não tem moral p/ criticar o crente! Ateus, aceitem, você tbm são crentes. Também são fiéis.

Ok, eu falo, falo, e critico os dois lados. O que sou? Pense nisso, quem sabe eu diga, em outra oportunidade. Ah, muita gente que ACHA que sabe o que eu sou se confunde, às vezes, na definição. :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

não estou te perseguindo! hehe, mas aih vai..

a frase "É IMPOSSÍVEL PROVAR QUE ALGO NÃO EXISTA."..
ela eh fora de contexto ou acha isso mesmo? pq é NATURAL provar q algo não existe.. em termos de complexidade (algoritmos), pode se provar q algo eh ótimo pq NÃO existe nenhum melhor! é até próxima da prova por absurdo, mas eh peculiar..