09 outubro 2006

A criação de deus

O homem criou deus p/ se sentir confortado, p/ sentir que existe alguém que olha por nós, que não estamos sozinhos, blabla, e p/ inflar um pouco o nosso (da humanidade) ego: nós somos a razão de ser do universo, deus criou o universo inteiro, a luz, a terra, as plantas e os animais exclusivamente para nosso uso (pq se preocupar com o aquecimento global? Vamos tocar fogo na Amazônia e fazer um churrasco imenso em glória a deus).

Por controlar as grandes massas, quem domina a arte de se comunicar com deus (as igrejas, os pastores, os que falam em nome de deus, os curandeiros, os bruxos, enfim, toda religião tem um) detém o poder. Eles SÃO os representantes de deus na terra, e é por eles o único caminho à esse deus. O que fazemos nós, mortais burros que não conseguimos nos comunicar com deus? Damos dinheiro e/ou poder à esse super humano que é 'chegado' com deus, p/ ele puxar nossa sardinha lá com o todo-poderoso.

Até aí tudo bem, essa foi a parte "socio-política" dos deuses. Mas pq os criamos, em essência? Sim, pq não acredito que um antepassado nosso tenha tido todo esse raciocínio complexo, ou capacidade de criar tudo isso já pensando no poder que ele teria, até pq, levasse séculos p/ se consolidar uma crença. (Se alguém não entendeu, explicarei melhor em outra oportunidade. Deixe registrado o não-entendimento me xingando nos comentários. Normalmente é assim que fazem...)

A existência de coisas que não conseguimos explicar (imagine na Antiguidade o número de coisas que não tinham explicação: raios, o sol, a lua, etc) chegou ao fim com a resposta: foi(ram) o(s) deus(es). Pronto, o raio está explicado. Na verdade, apenas mudamos o foco da dúvida. E de onde veio deus?

Mas isso não importa, pois a dúvida mais imediata, a que convive conosco diariamente (o que é essa bendita bola amarela no céu?) foi respondida. Quanto às dúvidas que a crença em deus implica, bom, isso não chega a ser um problema. Afinal, nós não vemos, nós não convivemos com essa dúvida, nada fica nos lembrando todo dia que não sabemos de onde veio deus...

E assim cremos e vivemos, vivemos e cremos, achando que temos a resposta a todas as perguntas, quando na verdade apenas não estamos fazendo a pergunta certa.

Nenhum comentário: