23 outubro 2006

Post urgente sobre a vida

Imaginem a musiquinha do plantão da Globo antes de lerem esse post.
Pronto, chega.

Estava eu numa discussão ainda inicial sobre deus onde lancei o seguinte:
"É possível unir deus à lógica se vc tiver fé. Só assim..."

Um teísta, que tem meu apreço mesmo sem saber disso, respondeu:
"Se você só tem fé, tudo bem neste caso.
Mas se você tiver o mínimo de inteligência, verá que existem outros meios.

Estude Robótica, faça um Doutorado se for necessário, e então bem observe uma simples formiga no chão por 1 hora, aposto que você ou fica louco ou passa acreditar em algo além de nós."

Bom, como disse, o respeito, pois ele é sempre objetivo e tem a mente aberta: não é um fanático religioso cego e burro, como o que motivou a discussão. Estou postando isso pq esse argumento que ele utilizou é algo comum no meio religioso. Então resolvi aproveitar p/ já respondê-lo. A discussão, tenho certeza, gerará novos frutos. Conforme ela se desenrolar eu decido se publico mais ou não.
Por enquanto, fiquem com a minha resposta ao argumento utilizado:

"Discordo. Eu acho que tenho um mínimo de inteligência. Estudei robótica (sou programador). Ainda não tenho doutorado (precisa disso p/ acreditar em deus?), e já vi as formigas andando.
Nem fiquei louco, nem passei a acreditar em nada mais.

Em primeiro lugar, é claro que se alguém faz uma igualdade entre desiguais, o resultado surpreenderá. Nossa tecnologia tenta copiar a natureza. Nós observamos a natureza, e tentamos copiá-la.
Mas esquecemos disso. Daí o pensamento imediatista: se nós fazemos robôs, eles se movem, alguns até têm raciocínios simples, então nós, complicadíssimos como somos, devemos ter demandado um baita engenheiro (este sim, com doutorado, certamente).
O que não é uma verdade: a vida teve 4 bilhões de anos p/ se formar e se moldar da forma que é hoje. Estima-se que TODAS as espécies vivas hoje representam somente 5% de toda a vida que já passou pelo planeta: ou seja, quantas espécies desapareceram por não terem conseguido se adaptar ao ambiente, que sempre está sofrendo alterações (às vezes de milhares de anos)?

Nada disso envolve um deus.
Há algo além de nós? Não sei, não existe nenhuma evidência. Até sobre discos voadores, somente temos teorias de conspirações, e nada concreto. Isso pq existe a possibilidade matemática de que exista vida fora deste planeta.
Imagine algo que somente cria novas perguntas...
'De onde veio o mundo? De deus, claro'. Será que quem acredita nessa resposta tem um bloqueio e não percebe a infinidade de perguntas novas que foram criadas com essa resposta?"

That's all folks!

2 comentários:

Anônimo disse...

" Pelo amor de Deus" ..."Graças à Deus"...


Quem é ateu substitui essas frases por quais??Queria saber;;;rsrs

Para mim vc faz valer o paradoxo:

"Acreditar em Deus é desobedecer à Deus"

Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que o não conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...
Sejamos simples e calmos,
Como os regatos e as árvores,
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á verdor na sua primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos!...


Alberto Caeiro, em "O Guardador
de Rebanhos".


Um verdadeiro sensorialista materialista .Assim vc o é??uouo

Anônimo disse...

The Fifth Poem from
"The Keeper of the Flocks"



There's enough metaphysics in thinking of nothing.

What do I think of the world?
Goodness knows what I think of the world!
If I fell ill, I'd think about it.

What is my idea about things?
What opinion do I have on the causes and effects?
What have I meditated about God and the soul
And on the creation of the World?
No idea. Thinking about that is closing my eyes
And not thinking. It's like closing the curtains
Of my window (but it doesn't have any).

Mystery of things? Who knows what mystery is!
The only mystery is that there are people who think about mystery.
Anybody standing in the sun and closing their eyes
Begins not to know what the sun is
And to think lots of things full of heat.
But then they open their eyes and see the sun,
And can no longer think of anything,
Because thelight of the sun is worth more than the thoughts
Of all the philosophers and all the poets.

Sunlight doesn't know what it is doing
And so it can't go wrong and is common and good.

Metaphysics? What metaphysics do those trees have?
To be green and leafy and have branches
And to give fruit on time, which doesn't make us think,
Not us, who don't know how to recognise them.
But what better metaphysics than theirs,
Which is not to know why they are alive
Nor know what they don't know?

"The intimate constitution of all things"...
"The inner meaning of the Universe" ...
All that stuff is false, it doesn't mean a thing.
It's unbelievable that people think of those things.
It's like thinking about means and ends
When the rays of the morning begin, and along the sides of the trees
A vague golden gleam slowly starts to lose the darkness.

To think of the inner meaning of things
Is over the top, like thinking of health
Or taking a cup to the water of the fountains.
The only inner meaning of things
Is their not having an inner meaning whatsoever.

I don't believe in God because I never saw him.
If he wanted me to believe in him
No doubt he would come and talk to me
And he'd come in through my door
Saying, Here I am!

(This may seem ridiculous to the ears
Of those who, not knowing what it is to look at things,
Don't understand people who talk of them
In the way that noticing what they are like teaches peeople to speak).

But if God is the flowers and the trees
And the hillsides and the sun and the moonlight,
Then I believe in him,
Then I believe in him all the time,
And my whole life is a prayer and a mass,
And a communion with my eyes and ears.

But if God is the trees and flowers
And hillsides and moonlight and sun,
Why should I call him God?
I call him flowers and trees and hillsides and sun and moonlight;
Because, if he made himself, for me to see him,
Sun and moonlight and flowers and trees and hills,
If he appears to me as being trees and hillsides
And moonlight and sun and flowers,
It must be that he wants me to know him
As trees, hillsides, flowers, moonlight and sun.

And that is why I obey him,
(What more do I know of God than God does of himself?),
I obey him by living spontaneaously,
Like some one who opens his eyes and sees,
And I call him moonlight and sun and flowers and trees and hillsides,
And I love him without thinking about him,
And I think of him by seeing and listening,
And I walk with him every hour of the day.

(1914)

Começo da guerra: a quem as pessoas clamavam por ajuda??O q fazer nessas horas??Quiçá, dissessem: "Pelo amor à Hitler, libertem-nos, deixem-nos em paz.

Abzos federados ...ou uspianos??srsr