22 outubro 2006

Ditadura de Minorias - A questão do negro (parte 1)

Nunca consegui entender qual a incapacidade do negro para ele precisar de cotas especiais para ingressar numa faculdade. Por causa da cor da pele ele não consegue estudar, ou reter o conhecimento adquirido nos estudos para passar em um vestibular normalmente, como qualquer outro vestibulando?

Ah sim, vão argumentar que a maioria dos negros é pobre, estuda em escolas públicas, e saem menos capacitados que quem estudou em uma escola particular. E o branco que estudou em escola pública, como que fica? E o negro que estudou em escola particular, tem dupla vantagem? E esta é a forma correta de resolver o problema?

Eu, humildemente, penso que um problema deve ser resolvido, não "empurrado" para debaixo do tapete. Creio que a forma correta de resolver este problema seria dar à rede pública de ensino básico a atenção (e verba) devida. Preparar os profissionais, estimulá-los; ter um regime de ensino mais forte. Atividades extracurriculares que façam o aluno se interessar pela escola. Ora, já é antigo: Quem faz a escola é o aluno.

Claro que uma investida como essa será inútil se não houver um contato maior com os pais dos alunos; um interesse maior pela vida privada do estudante, suas atividades fora da escola, seu relacionamento com amigos e familiares. Especialmente nos primeiros anos de vida escolar, os pais dão o estímulo da criança. A criança deve aprender a respeitar o corpo docente, mas, claro, para isso, ela precisa respeitar seus pais. Precisa de pais presentes, e que incentivem as boas ações, e corrijam as inadequadas, e que ensinem o valor do respeito. Isso só se aprende em casa.

Com ações realmente interessadas em resolver o problema, não precisaremos, no futuro, ter que estipular cotas para determinados grupos.

Somente o fato de existir uma escola paga já é uma afronta ao sistema público, e aos impostos que pagamos. Ora, se alguns se privam de algumas coisas para manter um filho em uma escola particular e cara, isso já mostra que há problemas no sistema público, e já é o suficiente para iniciar um processo de readequação desta rede de ensino.

Como mencionei, não culpo de todo o governo. A responsabilidade maior é da sociedade. Dos pais. Existe, na sociedade, uma idéia de que a culpa é sempre do outro, nunca é de si mesmo. Mais fácil ainda do que culpar o vizinho é culpar o governo, que não existe como uma pessoa, e sim como uma entidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe, é esse tipo de pensamento que sempre levanto( e não só eu mas também meus professores da Faculdade) nas questões das cotas : a igualdade. Todos temos o direito a boas escolas, sejam elas públicas ou particulares.
Parece que criou-se uma idéia de que escola boa é particular e que a pública é sempre ruim. Não é verdade. Há tanto escolas particulares e públicas boas, como também existem as particulares e públicas ruins. Há alunos bons e ruins, há os que querem aprender e os que não querem.
Tenho uma amiga na Faculdade mesmo, que diz ter sido aluna de escola pública, mas que ela, diferente dos colegas, preferia estudar, ler e usar o computador pra fazer pesquisas do que simplesmente matar aula com a desculpa de que o ensino era ruim. Muitas coisas ela aprendeu por conta própria por que se dependesse dos professores, pouco aprenderia....
Eu acho que os alunos, sejam lá de cor forem, de que classe social e tipo de escola forem, devem ter em mente que eles devem correr atrás da informação, afinal, nenhum professor também é pago pra "dar tudo mastigado". É necessário empenho, interesse, vontade de aprender.
Acho que os alunos de escola pública/negros não deveriam aceitar essa história de que são mentalmente inferiores, que devem ter cotas por serem incapazes de competir... acho que isso aumenta, e como, a discriminação, afinal, no futuro, essa "classe" de negros e alunos de escola pública, será vista como burros que estudam por que a maioria fez o favor de deixá-los entrar na Faculdade. E tem outra coisa, se essa" classe" não for estimulada a aprender e a correr atrás da informação, chegará na Faculdade achando que a mesma deverá aprová-los simplesmente por que são " de cota ".
Beijos, e vê se aparece no meu blog, afinal, gostaria de saber se vc lê os meus comentários....

Anônimo disse...

"Ora, já é antigo: Quem faz a escola é o aluno."

Ora, já é novo: Quem faz a escola sao os alunos, os professores e , indubitavelmente, o governo."


Se há defasagem numa dessas tres bases(aluno, professor e governo)...o aluno deverá mesmo se esforçar...Pra compensar o deficit dos investimentos do governo ele dá as tais esmolinhas pros alunos...

Se ao menos os politicos pedissem pela diminuiçao de seus salarios, e duplicaçao...Poderia-se parar de reduzir as verbas da educaçao...para ampliá-la a fim de que sanemos o deficit da base educacional brasileira.

Apenas mais uma das muitas consideraçoes q gostaria de postar:

Muitos pais põe seus filhos em escolas particulares por segurança. Digo nao segurança na educaçao mas na vida da criança.
E como fica aquele q estudou numa escola particular por esse motivo??!!

E vc lê meu fotolog , mas noa comenta. De q adianta??!! rs