31 outubro 2006

Ditadura de Minorias - A questão do negro (parte 4)

Sabemos que a população negra é minoria no Brasil. Segundo o censo 2000, 53.8% da população declara-se branca, enquanto 6.2% declara-se negra, e 39.1% declara-se parda. Vide IBGE.

Classifica-se racismo, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa por:
(3) preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente.
(4) atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas

Nota-se que racismo não parte somente do branco para o negro. Qualquer um de nós que fazemos um comentário de humor sobre um negro é tão preconceituoso quanto qualquer um que faça uma piada de portugueses, gaúchos, mulheres, loiras, judeus, argentinos, paulistas ou cariocas. O que pode se extrair disso? É que humoristas deveriam ser imunes a processos. O Brasil tem o péssimo hábito de tratar humor como coisa séria, e coisa séria como piada. É rindo que se comenta sobre um caso de corrupção no governo. Mas é revoltado o comentário sobre determinado programa que foi punido na justiça por fazer alusão aos negros de forma pejorativa (obviamente, a TV já se defendeu, e converteu algumas piadas de programas humorísticos para loiras, ou portugueses).

Pois agora, até filmes são censurados (creio que isto que vou relatar é uma forma de censura). O novo filme da série Star Wars - Guerra nas Estrelas, foi adaptado em sua versão brasileira. Não existe mais "lado negro da força". Agora temos: "lado sombrio da força". No tópico sobre a Cartilha do Politicamente Correto farei mais comentários sobre isso.

Os negros estão tão preocupados com o racismo, então deveriam banir revistas que determinam racialmente seu público, camisetas com dizeres racistas, manifestações de diferenciação e demonstração de superioridade baseadas na cor da pele. Notem como estes três tópicos que citei se aplicam aos nazistas. Mas se os nazistas são vistos pela sociedade como a podridão da raça humana (o que é correto) por causa deste tipo de atitude, por que outros grupos podem?

Afinal, se eu criar uma revista chamada Raça Branca, voltada para o público branco, eu serei racista. Se eu andar com uma camiseta escrito "100% branco", eu serei racista. Se eu organizasse uma passeata e um Dia do Branco, ou um Movimento Branco, eu seria logo chamado de nazista.

E a igualdade?

Nenhum comentário: