28 setembro 2006

Promessas de campanha

Não, ainda não são as minhas...

Todo candidato a qualquer coisa faz promessas. Nada mais natural.
Isso pq nosso país tem o péssimo hábito de votar numa PESSOA, e não em uma idéia, o que seria correto. Votamos em idéias, e as idéias se organizam em PARTIDOS. Portanto, devemos votar no partido. P/ quem tem isso em mente, fica fácil enxergar incoerência numa aliança entre PT (esquerda) e PL (direita).

Infelizmente, enquanto a cabeça das pessoas não muda (talvez eu fale mais sobre as Idéias x Pessoas em outro texto), vamos às promessas...
Existem três tipos: as que podem ser cumpridas, as que não podem, e as de caráter pessoal.

As que podem ser cumpridas
Essas são propostas sérias, que têm uma base lógica de argumentação e um objetivo claro e bem definido, além de um procedimento tão bem definido quanto o objetivo em si.
Obviamente, nem todas as promessas que poderiam ser cumpridas o são, de fato. Mas isso é compreensível: crises internacionais, greves, uma infinidade de acasos que podem atrapalhar os planos. Mas, que há de se fazer?, não controlamos as adversidades. Ainda que uma promessa desse tipo fique sem ser cumprida por conta de um imprevisto, o eleito não pode ser caluniado, lançado à fogueira. A intenção foi das melhores, e a vida nem sempre é como a gente quer.

Exemplo: FHC e Alckmin. FHC pegou uma crise braba no mundo em 1999, México, Argentina, Rússia quebraram mas o Brasil aguentou. Ok, foi necessário um aperto, mas, não controlamos crises externas. Alckmin foi um excelente governador, um ótimo administrador que fez muito para o povo como um todo, não só p/ aquela parcela pobre e desinformada que basta ser populista que já agrada (tanto que em SP ele vence Lula).

As que NÃO podem ser cumpridas
Dessas, é complicado falar. A culpa é um pouco do candidato, mas mais ainda do povo que não analisa a viabilidade do que esse candidato fala. Encontrar uma promessa vazia, geralmente é fácil: se ela fosse cumprida, resolveria o problema do País (ou, no mínimo, resolveria algum problema secular da noite p/ o dia), e geralmente não vêm acompanhada de argumentos sobre o procedimento - COMO realizar o que está sendo prometido. Exemplos: 'vou gerar 10 milhões de empregos', 'vou construir 1 milhão de casas populares', etc. Quércia e Lula que o digam...

As de cunho pessoal
Essas, por padrão, entram na categoria das que PODEM ser cumpridas, já que depende mais da palavra do candidato do que qualquer outro fator.
Um eleitor que vota num candidato que fez promessas pessoais não é igual ao que vota pelas promessas que NÃO podem ser cumpridas. Esse primeiro eleitor vota CONFIANDO no candidato. O correto seria um candidato JAMAIS fazer uma promessa desse tipo, pois foge às idéias do partido, foge à figura de homem público que um político deve ter. Um candidato que faz uma promessa pessoal mostra que faria tudo pelo poder.

Exemplo: José Serra. Ele fez uma promessa pessoal: não deixar a prefeitura de São Paulo. Ele sabia que provavelmente não haveria quem concorresse ao governo do estado, e que seria cotado (ou até à Presidência!). Mas foi lá e fez a promessa. O eleitor confiou naquela pessoa. E ele não a cumpriu.

Em relação às idéias, meu voto seria dele, ao governo de SP. Como ele, pessoalmente, mostrou-se um mau caráter ao não cumprir uma promessa pessoal (que nem deveria ter sido feita), não votarei nele. Anularei meu voto, pois as idéias dos outros partidos não me agradam.

Se for votar nulo, ao menos seja consciente. Não faça como os que falam que vão votar nulo p/ presidente, e o único argumento é: 'FHC não foi um bom presidente', coisas assim. Foi sim, um ótimo presidente. Vá procurar se informar.

GERALDO ALCKMIN PRESIDENTE!

3 comentários:

Anônimo disse...

EU TB VOTO 45!
ALKIMIN NA VEIA

Anônimo disse...

Alckmin? pisou na bola em relação aos pedágios super caros no estado inflando o preço final dos produtos vendidos no comércio, nada fez pela saúde e governa muito mais para a elite.
assim sendo não tem meu voto.

Anônimo disse...

Meu voto é secreto...


Será q Serra abandona seu cargo agora??!!