18 setembro 2006

A Lógica do 'CRER' - Parte 1

Eu sou agnóstico ateísta. Eu acredito que não poderemos jamais chegar ao ponto de concluir que deus existe. Não me venham, como se fosse o melhor argumento do mundo, aquele que ninguém pensou, me dizer: mas também ninguém prova que ele NÃO existe. Ninguém consegue provar a não-existência de QUALQUER COISA! Duvida? Tente provar p/ você mesmo, com argumentos, que os gnomos de tanga roxa da Birmânia não existem.

Ateísta pq tenho uma queda muito grande para o ateísmo. Acredito nas Ciências, acredito na lógica. Se algo pode ser provado logicamente, tem meu ponto! Se algo pode ser comprovado cientificamente, aí não duvido mais! Não aceito como verdade absoluta, sempre estarei aberto à uma teoria melhor.

Na minha opinião, deus é questão de fé. Você acredita em deus? Ok, aceite que você não tem nada lógico p/ basear sua crença. Você apenas acredita, e não pede provas. ISSO é fé: crer sem a necessidade de provas. É como a 'confiança' do texto sobre liberdade, abaixo. Mas não venha me dizer que existem evidências de deus. Que existem provas de deus! Pior, não venha me dizer que essas evidências são óbvias, mas eu preciso 'abrir meu coração' p/ vê-las!
Será que os cientistas 'abrem seu coração' antes de qualquer experimento científico?
-Dr. Fulano, o experimento não está trazendo os resultados esperados!
-Simples, caro Dr.Beltrano, o sr. se esqueceu de abrir seu coração ao experimento.

Falácias
Uma falácia acontece quando um argumento é logicamente perfeito em sua forma (de repente, ele nem é perfeito em sua forma, mas apenas parece fazer sentido), mas uma das premissas é inválida. Aí surgem os argumentos teístas.
-'Seu careca burro, é claro que deus existe, pq se existimos, é LÓGICO que é pq alguém nos criou'.
-'Seu ignorante, uma evidência de que deus existe é que TODOS os homens têm, dentro de si, a necessidade de buscar a deus'.
-'Seu herege gordo (incrível como certas pessoas só vêem defeitos, não é?), de onde você acha que veio o universo? Irmãos, tragam as tochas, à fogueira com esse demônio!'.

O primeiro argumento é perfeito em sua forma, mas que disse que se algo existe, é pq alguém, necessariamente, tem que ter criado esse algo? Pq nós vemos as nossas construções, e concluímos que somente inteligências poderiam fazer coisas tão maravilhosas. Esquecem que o universo tem 14 bilhões de anos, e do número de conexões atômicas que podem ter acontecido em cada segundo dessa idade toda! Uma vez eu vi um cálculo estatístico que dizia que se um macaco fosse posto à frente de um teclado, em pouco mais de 10 bilhões de anos, com 1 batida no teclado por segundo, esse macaco teria escrito as obras completas de Shakespeare. Bom, se o macaco pode fazer isso em 10 bilhões de anos, pq os átomos não poderiam ficarem se chocando, bilhões de vezes por segundo, até achar uma combinação estável em 14 bilhões de anos?

O segundo é parecido. Pq A PESSOA SENTE que precisa de deus, ela conclui que TODO MUNDO SENTE A MESMA COISA! E ainda acha lógico! Esquece-se de que 2 bilhões de pessoas do mundo acreditam no deus cristão. É menos da metade da população mundial! Aí você vai me dizer: mas os outros 4 bilhões acreditam em outros deuses. Aí eu te pego! Pera lá, na sua bíblia tá dizendo que só existe UM deus, os outros são falsos, são demônios, então como que você usa como argumento os deuses que você mesmo não deveria acreditar que existem? Em segundo lugar, quase 1 bilhão de pessoas no mundo não acreditam em nada, e vivem bem!

O terceiro nem argumento é! Mas vamos lá. Existe (já comprovado) um mecanismo muito interessante no cérebro. O cérebro, como se sabe, tende a agrupar informações. Se você pensa em frutas, você lembra de banana, manga, abacaxi, entre outras. Pq? Pq seu cérebro agrupou algumas definições de frutas. Se te derem uma fruta que você nunca comeu, e você nem sabe se é um bicho ou uma fruta, e você come, você pode até não gostar, mas logo vai associar com uma fruta: é algo que tem aparência de ter origem vegetal, é algo que possui água (não é seco), é algo com um gosto que me lembra...fruta!

É um mecanismo maravilhoso, esse agrupador. Só que esse mesmo mecanismo acaba projetando 'atalhos' entre diferentes informações.
Por exemplo: um acontecimento grande, OBVIAMENTE tem uma causa grande. Isso é um atalho. Em vez do cérebro analisar possibilidades, ele já pressupõe uma, que julga ser a mais correta.
Por isso que existe a tendência a achar que, se aconteceu um atentado terrorista gigante em 11/09, é lógico que o governo americano está por trás de tudo. Talvez eles tenham lançado mísseis...neles próprios.
Ou faz a gente concluir que não foi um cara xarope que matou um presidente norte-americano. Ele era só um bode-expiatório. A causa era muito maior, era a máfia que quis liquidar com o presidente que a combatia, etc, etc.
Daí vem a idéia de que um acontecimento grande, como o início do universo, OBVIAMENTE tem algo tão grande por trás. Aí, sem mais nem menos, conclui-se que foi deus (detalhe: para concluirmos deus, temos que MANIPULAR premissas. Deus só aparece na conclusão, e isso é impossível logicamente! Para algo ser concluído, ele precisa estar em alguma premissa!)


Teístas, poupem suas tochas! Na continuação, vou criticar mais um poucos vocês, mas também vou criticar os ateus ferrenhos, aqueles que se agarram à matemática como o crente se agarra à cristo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Li algumas de suas "´matérias", elas tem fundamento, em relação as suas tendencias ao ateismo, e já acredita em certas coisas quando forem comprovadas pela ciencia e tenham lógica, caso se interesse leia o Livro dos Espiritos de Allan Kardec, e na sequência o A Genesi, e o Livro dos Médios, todos do mesmo autor.

Anônimo disse...

Posso fazer uma correção???
O último livro citado acima, na verdade se chama "Livro dos Médiuns", naum médios (rs) como foi escrito.
Valeu, bjos!!!