25 setembro 2006

O estranho patriotismo do brasileiro

Sempre achei que o brasileiro não era patriota. Patriotismo de copa do mundo não é patriotismo. Mas ontem, vendo o Gugu (assisti mesmo, assumo. Não é algo que eu faço normalmente, nem recomendo, muito menos me orgulho, mas fiz e pronto!), fiquei intrigado e pensativo. Passou o show daquele RBD em Manaus. O show começou com uma bandeira gigante do Brasil no palco. Alguns integrantes estavam com bandanas de nossa bandeira.

Isso me lembrou do show da Britney no Rock in Rio 2001. A idiota resolveu abrir uma bandeira norte-americana que cobria o palco todo. Imagina se não foi vaiada...

Brasileiro adora que um artista estrangeiro diga 'Bôua Noitche Brazil' e 'Oubrigadou'. Como se, fazendo isso, ele estivesse reverenciando o povo brasileiro e aceitando uma superioridade. Reverenciar, tudo bem, pois qualquer artista faz isso, mas eu digo reverenciar de outra forma. Como um súdito que reverencia seu rei.

Isso é engraçado, e não é só em shows, não. Lembram-se do episódio do jornalista americano que foi expulso pelo déspota cachaceiro, justamente pq o tal jornalista escreveu em seu jornal que o déspota era um cachaceiro? Então, muitas pessoas ficaram indignadas (inclusive eu) num primeiro momento. 'Como é que se fala uma verdade desse jeito, que absurdo', 'É verdade, mas não precisava falar desse jeito', e daí p/ frente. Engraçado que adoramos ver as falhas do Bush, adoramos ridicularizá-lo, e achamos que falamos nada mais do que a verdade. Mas quando falam a verdade do NOSSO presidente, aí a coisa muda.

A verdade é gostamos que falem bem do Brasil lá fora. Se alguém fala mal, mesmo que seja verdade, ficamos ofendidos. Até aí tudo bem, poderíamos dizer que é patriotismo. Mas que patriotismo torto é esse que só serve, literalmente, p/ inglês (e outros estrangeiros) ver? Cá entre nós, entre brasileiros, podemos falar: 'o Brasil é uma merda, os políticos são corruptos, o déspota é um cachaceiro'. Mas ai de quem, fora das nossas linhas imaginárias, disser algo parecido!

E pq ficamos reclamando, dizendo que nosso país não presta, é uma merda, não tem solução? Pq ficamos 'pagando pau' p/ americano, p/ europeu? Pelo menos, não sejamos hipócritas. Já que brasileiro tem essa síndrome de terceiro mundo, de dizer que só existe favela no Brasil, que só tem pobreza por aqui, qual o problema se isso for visto por olhos estrangeiros? Qual a obrigação da Britney abrir uma bandeira brasileira, se ela é norte-americana?

Deveríamos decidir logo: somos patriotas, ou não? Vamos cuidar desse país, ou não? Vamos pensar p/ votar, ou 'político é tudo igual'? Não aguento mais patriotismo de copa do mundo! Ainda acredito nesse país. Ainda tento conversar com quem joga papel no chão, com quem compra CD pirata. Ainda tento fazer os que me rodeiam lerem mais (não auto-ajuda, nem Dan Brown, mas filosofia!). E você? É patriota? Então me ajude. Espalhe a notícia: COMO SER CIDADÃO! O QUE É SER CIDADÃO! Cidadão é mais do que só votar por obrigação e pagar *alguns* impostos. Ainda acredito nesse País...

Um comentário:

Anônimo disse...

Parei de ler nesse texto...tenho aula de teatro...

postar-eu-irei mais tarde


E lembre-se:

que o cubo de gelo tem de ser do tamanho, mais ou menos, d uma maquina de lavar roupa

Depois mostro os calculos...Nao seja falaz antes de testar tah rsrs....