17 setembro 2006

Liberdade, abre as asas sobre nós...

... mas não muito!

É óbvio que a liberdade total e irrestrita é impossível. Em última instância, estamos presos ao nosso próprio corpo, limitados pelo que nos abriga (gravidade, natureza).
Quero falar sobre um tipo de liberdade. Mas antes, vamos nos alinhar em alguns conceitos?
O que é 'privacidade'?
É o controle que eu tenho sobre minhas próprias informações. Exemplo: eu tenho várias informações. Meu nome, meu endereço, meu CPF. Algumas informações são mais sensíveis que outras. O nome, por exemplo, eu posso falar a qualquer um que me perguntar. Entretanto, posso muito bem decidir não falar o meu nome a uma certa pessoa. Já o meu CPF eu não saio falando p/ qualquer um. Ou seja, eu tenho o controle sobre as minhas informações, e escolho quem terá acesso a elas. Porém, se alguém divulgar um e-mail na internet contendo dados pessoais (CPF, cartão de crédito), está acontecendo uma quebra de privacidade. Eu perco o controle que eu tinha sobre as minhas próprias informações.

O que é 'confiança'?
É a capacidade de se acreditar em uma pessoa, sem a prova de que o que essa pessoa diz é verdade.
Exemplo: se eu vou à uma igreja, e acredito no que o padre/pastor fala, significa que confio nele. Se eu pensar que ele pode estar errado, se eu imaginar a hipótese de que ele esteja falando bobagem, é pq eu não confio.
Outro exemplo: se minha namorada chega tarde em casa, e diz que estava trabalhando, e eu acredito nela sem precisar fuçar seu celular, sua bolsa, etc, é pq confio nela. Se eu pedir uma prova, se eu ligar p/ alguém confirmar sua história, é pq eu não confio.

Outro exemplo: se eu entrego vários dos meus documentos ao meu contador, é pq eu confio nele, que ele não quebrará minha privacidade (conceito acima), divulgando esse documentos a terceiros. Se eu pedir referências antes de contratá-lo, é pq não confio. Nesse caso, é normal não confiar.

O que é 'liberdade' (a que eu quero falar)?
É poder fazer qualquer coisa, sem alguém te vigiando. Se alguém te vigia, é pq não confia em você. É poder ter privacidade, escolher quais informações você disponibiliza para outra pessoa. É um misto entre os dois conceitos acima: privacidade e confiança.

Uma pessoa pode ser livre com um detetive atrás dela?
É de se pensar, não? Eu posso fazer o que eu quiser, mas alguém estará me vigiando o tempo todo. Será que isso realmente é liberdade? Eu digo que não. Não pq acaba com o meu direito de escolher, pq isso não acontece.

Se eu digo que vou p/ faculdade, e vou p/ um bar, e tem alguém me vigiando, ele correrá p/ contar p/ minha namorada. Ela vai ficar fula da vida, com toda razão. Eu sabia que tinha alguém me vigiando, entretando isso não mudou a minha liberdade de escolher o que eu poderia fazer.
Mas ter um detetive me seguindo implica na quebra de privacidade. Eu não quero que outra pessoa saiba que eu fui a um bar. Isso é uma informação pessoal, e eu decido a quem eu devo divulgar ou não essa informação. E se o detetive foi contratado pela minha namorada, significa que eu não tenho liberdade, pois ela não confia em mim, e minha privacidade está sendo violada.

Ou seja, sabe aquele 'com toda razão' que eu mencionei acima? A razão que minha namorada teria de falar um monte? Essa razão é relativa. O casal combinou, previamente, que existiria liberdade (implica confiança) entre si? Se sim, perde-se a razão. Se não, aí tudo bem, a namorada tem todo o direito de vasculhar a vida do namorado e vice-versa.

Liberdade é só p/ mim?
É comum que as pessoas não percebam a liberdade, quando as têm. É comum que as pessoas queiram sair com seus amigos, fazer qualquer coisa sem precisar dar satisfações, tanto quanto é comum que essas mesmas pessoas queiram saber tudo sobre as pessoas ao seu redor. E muitas não hesitariam em colocar um (ou dar uma de) detetive atrás de seu(a) companheiro(a).

Ora, que tipo de liberdade é uma 'liberdade vigiada'?
A falta de liberdade é uma bola de neve. Para existir confiança, é necessário respeito. Se um casal combina que terá liberdade individual, e depois uma das partes começa a vasculhar a vida do outro, existe a falta de respeito, pois a privacidade foi quebrada (e, consequentemente, a liberdade também). Se não há o respeito, como pode-se cobrar da outra parte liberdade? A parte que teve a privacidade quebrada tende a perder a confiança na outra pessoa, e, por sua vez, acaba com a liberdade da primeira.
Ou seja, a liberdade é um equilíbrio extremamente sensível, e somente funciona entre pessoas extremamente equilibradas e sensatas. Nem todos estão preparados para isso...

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, esse texto eh totalmente contraditório com o q vc vive... Mas naum vou nem discutir... Soh naum concordei com algumas partes, mas blz.
Bjos da sua namorada, q foi citada o tempo inteiro nesse texto.

Hanny Meire disse...

Adorei o texto mas não entendi qual foi a intencionalidade....