30 dezembro 2006

Liberdade vs Igualdade

Dois conceitos que ninguém poderia classificar como nocivos. Entretanto, a maioria das pessoas não percebe que são excludentes. Quanto maior a liberdade, menor a igualdade e vice-versa.

Nós, antes de tudo, somos animais. Alguns de nós possuem habilidades inatas, como uma facilidade maior para aprender tal coisa, ou uma facilidade para correr, pular, etc. Alguns chamam de dom natural. Qualquer que seja o nome, é fato que pessoas são diferentes por natureza.

A igualdade, portanto, torna-se uma forma de ir contra a natureza. Mas, como seres humanos avançados, podemos ir contra a natureza. Pq não conseguimos implantar a igualdade?

Imaginemos que fulano é um brilhante corredor. É campeão de tudo que é tipo de corrida. Por outro lado, beltrano não consegue, por mais que se esforce, competir com fulano. Eles são, em essência, diferentes. Porém nós, humanos avançados, estipulamos a igualdade. Quem deverá sofrer com isso? O melhor.

O melhor pode acompanhar o ritmo do pior - é só ficar mais lento. Mas o pior não conseguiria acompanhar o ritmo do melhor. Para o conceito de igualdade funcionar, portanto, é necessário que ninguém se sobressaia. Ninguém pode ser melhor. Todos teríamos as mesmas casas, os mesmos carros, a mesma roupa. Tudo cinza e padronizado. A liberdade não existe. Não posso escolher uma cor diferente, não posso simplesmente escolher SER diferente.

Já onde existe liberdade, os melhores se sobressaem. Acabam sendo vencedores, enquanto há os medianos, que ficam (onde mais poderiam ficar?) na mediocridade. Existe uma relação entre melhores, piores e medianos: o melhores são 10%, os medianos 80%, e os piores 10%. Reparem na desigualdade: a esmagadora maioria é formada por medíocres p/ baixo. Isso pq houve liberdade, que permitiu aos melhores exercerem suas qualidades, e que trouxe a desigualdade.

Mas essa explicação foi um pouco abstrata, certo? Vamos a algo mais concreto. Muitas pessoas dizem que em países nórdicos os lixeiros ganham tanto quanto um empresário, por exemplo, e citam esse fato como se fosse uma ode à igualdade. "Vejam, eles são primeiríssimo mundo lá, ninguém passa fome, todos ganham a mesma coisa". É verdade. Infelizmente, os esquerdistas que gostam de citar tal fato não são muito bons em traçar paralelos entre fatos distintos.

Peguemos o caso da Noruega. O maior IDH do mundo. A população total é menos da metade da cidade de São Paulo. O PIB norueguês é menos de 10% do brasileiro. O Estado é forte, atuando diretamente nos negócios, e possuindo monopólio em áreas como a petrolífera. Muito bem, vamos fazer uma análise rápida: estamos falando de uma vila, comparando com o Brasil. É claro que a vida seria maravilhosa em um lugar onde recursos naturais valiosos (petróleo) abundam, e a população se conta a dedo.

Claro que, apesar do maior IDH do mundo, a Noruega também apresenta a maior taxa de suicídio do mundo. Alguns cientistas atribuem esse fato à falta de sol. O corpo gera hormônios que trazem euforia quando a pele está em contato com o sol, o que é meio raro num lugar que só tem 6 meses de luz, e mesmo assim é difícil sair de casa sem proteção contra o frio intenso. Mas enfim, belo exemplo.

O que eu quis dizer com tudo isso? Que não dá p/ falar em exemplo mundial usando uma vilazinha no interior do mundo (onde o governo regula boa parte da vida dos cidadãos, e onde a liberdade é cerceada tanto pelo Estado quanto (ou mais) pela própria natureza) como parâmetro. Vamos pensar no mesmo conceito aqui no Brasil: lixeiros ganhando o mesmo que um médico, por exemplo.

Salário x Responsabilidade
No Brasil, uma meritocracia, os salários são baseados em responsabilidades. Pq um médico ou um juiz ganham mais que um lixeiro? Pq estudaram mais? Não. Pq de suas ações depende a vida de milhares (milhões, às vezes). O que acontece se um ministro do STF não fizer seu trabalho corretamente? Caos, pânico, ranger de dentes. Se um médico não fizer seu trabalho corretamente? Pânico, morte, doença. Se um lixeiro não fizer seu trabalho corretamente? Vem outro e faz. Ok, ok, o lixo ficou um dia a mais esperando, mas ele VAI sair de lá. Já o paciente que morreu na mesa de operações do médico não vai voltar com outro médico.

Por isso, no Brasil, existem aqueles que não completaram curso superior e ganham mais do que doutores. Questão de responsabilidade. Um empresário precisa responder por sua empresa. Pagar suas dívidas, girar capital, contratar, demitir. Suas decisões têm impacto direto na vida das pessoas. Por outro lado, se a tiazinha do café esquecer do açúcar, ora, e daí?
____

Vocês repararam que eu comecei falando de liberdade e igualdade e acabei falando sobre salários? Pois bem. Isso pq a "luta" entre liberdade e igualdade está presente todo o tempo em nossas vidas. No discurso, a igualdade é muito mais bonita, mas na prática a liberdade é o que conta.

Obviamente, eu defendo a liberdade. Há quem defenda a igualdade (mas infelizmente o discurso soa um pouco hipócrita, pois estes já estão com suas aposentadorias nada igualitárias garantidas. Vide Aldo Rebelo). Pretendo explorar bastante este assunto por aqui. Aliás, já adianto meu próximo assunto, que tem tudo a ver com liberdade, com escolhas: aborto. Neste mesmo canal, neste mesmo horário.
Aguardem...

Nenhum comentário: