26 dezembro 2006

Interações Humanas

O que é beleza e o que atrai?

Beleza é conceito dúbio, normalmente associado à simetria e embasado por conceitos culturais. Um afegão deve achar horrível uma mulher de biquíni. Claro, pois em sua cultura isso é uma vulgaridade de extremo mau gosto, que deve ser punida com uma explosão em nome de Alá (brincadeirinha...). Um francês deve se matar de tesão ao ver um sovaco cabeludo, e um americano ao ver um bacon ou uma arma de fogo.

Na minha opinião, o conceito de beleza é mais simples que isso, pois é geral: ser belo é fazer com que todos se sintam atraídos. O corolário disso é que beleza é poder. Não o poder vulgar que é acessível a qualquer um. Chamo de poder vulgar, por exemplo, possuir uma arma. Se eu estou num bar, e alguém começa uma briga e ao ver que vai apanhar tira uma arma, não sinto a menor simpatia pelo sujeito. Não conseguiria vê-lo como poderoso, apesar de que sim, ele detém o maior poder naquele momento. Mas na verdade ele foi fraco. Apelou. Qualquer um com uma arma na mão teria poder igual.

Por outro lado, se ele tira a arma p/ afastar os trinta companheiros de seu oponente e propõe uma briga justa, somente os dois, sem arma e sem companheiros, aí sim eu vejo poder. Claro, os dois precisam ter o mesmo porte também, pois se eu sei que sou faixa preta em 200 artes marciais e peso 200kg de músculo e chamo p/ brigar um nerd que pesa 50kg de livros e 10kg de óculos estaria sendo tão desleal quanto o cara do exemplo do parágrafo anterior. Mas não é exatamente desse poder que estou falando.

Existem várias formas de poder. Acima, citei duas. Mas o que é vinculado à beleza é, digamos, um poder metafísico. Não é força física. É a possibilidade de fazer o que quiser com os humanos ao seu redor. Hum, tá difícil de eu me explicar... Mais exemplos, então.

Imagine uma menina feinha. Mas ela tem tanta auto-estima, que, sem ser arrogante, exala...poder! Uma mulher bem-resolvida, independente, livre, forte. Que quando um rapaz vai chegando perto na balada, e ela não está a fim, consegue deixar isso claro sem ser mal educada. Também não precisará fazer doce caso esteja interessada, pois isso é coisa de quem precisa se valorizar, precisa de um cara babão. Se ela já se sente valorizada, não precisa disso.

Agora imagine uma menina linda, mas que não se sente segura nem p/ conversar olhando nos olhos. Anda encurvada, com vergonha, se veste de forma a se esconder. Uma pessoa sem auto-estima é a pior coisa que existe. Se um cara chegar nela na balada, é capaz dela achar que o cara está tirando uma da cara dela, ou que é alguma aposta, e dar um passa-fora nele.

Ou seja, a menina feinha se mostra, pois se acha bonita e, sendo assim, SE TORNA bonita. A bonita fica feia, enclausurada em seus traumas. Não consegue passar a mensagem: eu sou livre! Esta é a mensagem que atrai. Isso é poder: ter total controle sobre sua própria vida e decisões. É isso que atrai, e o que faz exercer poder sobre quem está ao seu redor.

Aliás, um exemplo simples de que auto-estima traz poder: imagine que você está passando, e acontece um acidente de carro com feridos. Você vai ajudar, e grita 'Alguém chame uma ambulância' sem ter sido imperativo. Talvez alguém até chame, mas pq chamaria de qualquer forma, não por causa do seu pedido. Agora, se você apontar na direção de um curioso e disser, de forma direta e imperativa: 'Você aí de camiseta verde, ligue p/ uma ambulância', ele VAI atender sua ordem. E é preciso muita auto-estima p/ dar ordens p/ desconhecidos.

Voltando às mulheres... Um amigo meu teve um casinho de uma noite com uma menina que tinha um defeito físico. Ela andava de bengala, tal. Entretanto, tinha um humor, uma energia surpreendente. Certamente, se ela fosse retraída e se tivesse vergonha desse defeito, jamais teria atraído a atenção deste amigo meu. Mas não, ela emitia poder, ela mostrava que era independente!

Existem homens que preferem submissão. Bom, vou falar bem rápido sobre isso: precisa ser muito lixo p/ querer alguém submisso ao seu lado. Claro, pois se eu quiser alguém pior, é pq alguém do mesmo nível que eu seria insuportável p/ mim. Eu preciso de alguém pior p/ que eu me sinta bem, p/ que eu me sinta grande, p/ que numa comparação eu saia vencendo. Eu, particularmente, prefiro as iguais a mim. Assim, se eu ganhar, não será por uma comparação injusta, e sim por merecimento.

E eu sou bastante competitivo, e tenho uma auto-estima beeeem grande... Acho até que estou certo nessa minha teoria, pq sinceramente não acho que eu seja tããão bonito assim p/ atrair mulheres lindas. Deve ser o estilo! :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Você é lindinhooooooooooooooooooo


agora deixa eu postar as premissas sobre a não impossibilidade de provar algo q algo nao exista...

Anônimo disse...

Soh para q fique claro:

Lindinho não é o feio bonito...Mas o lindo q te faz ficar apaixonada ...uma beleza sua...e só sua q vc conquista...q vc faz vibrar...q vc emite...

Uma beleza sincera ...Única...

Vc o é e .