27 dezembro 2006

A Ponte e a Primeira Noite

Sentada no parapeito da ponte, Rebeca observa a água correndo silenciosa e mansa. Seu vestido vermelho, leve, balança com o vento. A saia, que alcança o joelho, tremula tal qual a bandeira da embaixada onde esteve algumas horas antes.

A chuva começa a cair. Ela observa o efeito que os grossos pingos causam na água. Uma cortina grossa de água varre o rio em sua direção. Quando chegam, encontram-se com suas lágrimas. Seu vestido gruda em sua pele, seus cabelos, que antes estavam livres ao vento, agora grudam em seu rosto.

Seus dedos estão entrelaçados, e ela pensa no quadro. Imagina a temperatura da água. Pergunta-se se a queda machucaria muito. Rebeca sabe que está sendo observada. Pensa que deveria mesmo se jogar.

Um dos vultos sai das sombras e posta-se atrás da moça. O outro acende um charuto e apenas observa.

Homem
Quantas mortes?

Rebeca
Cento e cinquenta. Sem contar os nossos.

Homem
Choras por um traste que não merecia estar vivo. Tu fizeste bem em não teres te metido. Ah, quem dera ter sido uma bala de minha pistola ao invés daquele pedaço de vidro. Todos sabem que eu tinha uma bala especial, com aquele maldito nome gravado. Ele achava graça. Mas não fosse o ocorrido, seu poder acabaria, mais cedo, ou mais tarde. Ele sabia disso. E ele sabia que eu me vingaria.

Rebeca
Ninguém tinha mais opção. Não deveria mais haver ódio entre ninguém. Não foram suficientes as mortes? Não causaram comoção suficiente? Era realmente necessário que um de nós se sacrificasse?

Homem
Há quem tenha se sacrificado de verdade. Ele foi um lixo. Não foi um sacrifício. (Levanta a capa para se proteger da chuva e acende um charuto). Ele teve escolha, mas preferiu desobedecer. Não pude me vingar naquele momento. Ainda fui obrigado a vê-lo sendo condecorado, recebido como herói. Herói, humpf. A morte que teve não foi suficiente para retirar de mim a vergonha... Quem te acompanhaste até a embaixada?

Rebeca
O Delegado. Ele foi até minha casa. Roubaram o quadro. Eu sei quem foi.

Homem
Eu sabia. EU TINHA CERTEZA QUE ACONTECERIA! Eu não havia prevenido?

Rebeca
Fácil falar agora. Muitos supunham. Entretanto, a forma como aconteceu assusta. Ainda sinto aquela presença estranha. Mas talvez o quadro não importe mais. O Delegado ficou para trás na embaixada. Mais uma morte em nome da causa. Mas me vinguei. Após a explosão, eu vi o segurança que o matou queimando. (Gargalhada).

Homem
Não sejas rancorosa. (Respira e dá uma gargalhada). E então, vais saltar?

Rebeca
Vá embora e deixe-me em paz com minha dor. Vocês dois já observaram muito por hoje.

O outro vulto, que somente observava, some de vez nas sombras.

Homem
Claro que iremos. Chegou nossa hora. Também temos nosso show esta noite. Mas nunca se esqueça que sempre estaremos a um passo. Daqui da ponte poderás observar nossa performance. Lembra-te das palmas. Amanhã um novo dia nos trará o resultado desta noite. Aguarda mais instruções. Não tardarão a chegar.

O homem vira as costas e caminha para as sombras, enquanto o outro reaparece e se aproxima da ponte com um envelope nas mãos.

Segundo homem
Pega (entrega o envelope). Às vezes os mortos voltam à vida. Deverias saber disso.

O homem vai embora, e finalmente Rebeca está sozinha. Abre o envelope. Há dinheiro. E há um pingente no formato de um espadim. Ela vira, e vê a inscrição ao longo da lâmina: "Em nome dos bravos que caem sem honras, mas sempre serão honrados". O lema do grupo.

Ela derrama mais algumas lágrimas enquanto coloca o pingente ao redor do pescoço molhado. A chuva diminui. Está quase na hora. Ela levanta os olhos, e observa a explosão. Mais um símbolo cai. Tinha que ser assim? Sim...

Nenhum comentário: