12 novembro 2006

A tristeza do Pierrot

Pierrot é um perdedor.

Pierrot ama Colombina, que ama Pierrot E Arlequim. Mas a história só menciona a tristeza de Pierrot. Em uma das versões, Colombina escolhe Arlequim e abandona Pierrot. Em outra, as coisas ficam em aberto, e cada um decide o que Colombina deveria fazer (eu já opinei: ficar com os dois).

Mas o que faz Pierrot ser um perdedor?
Na versão em que ele é rejeitado e Arlequim é escolhido, ele fica triste, chora, bebe e arruma briga no bar. Pois é exatamente que faz dele um perdedor. Se ele realmente ama Colombina, deveria ficar feliz por ela ser feliz! Portanto, o que a peça mostra é que Pierrot não amava Colombina: ele queria a felicidade de quem? De si mesmo, e não da Colombina. Aí perdeu a moça e foi ao fundo do poço. A rejeição da moça trouxe mais tristeza que sua felicidade. Qual é o sujeito mais importante, então?
E não soube nem perder com altivez. Nem aceitar a derrota.

Já sobre o Arlequim, nem se fala de tristeza. Tudo bem, ele foi o escolhido, deve ter ficado bem feliz. Mas e até ser escolhido? Ele e Pierrot eram amigos, dialogavam, e ele sempre criticou a tristeza crônica de Pierrot. E quando ele falava sobre Colombina a Pierrot (antes de saberem que os dois amavam a mesma moça), falava de paixão e lascívia, não de tristeza. Já Pierrot, o perdedor, só sabia falar de drama. O que nem é de todo ruim, pois Colombina só se apaixonou por Pierrot justamente por causa dos olhos tristes dele. Quanta tristeza!

E o que aconteceu quando os dois vêem-se frente a frente com sua amada, e descobrem que se trata da mesma mulher? O mané do Pierrot só soube falar que era horrível, era o fim do mundo, que não dava mais p/ viver, blablabla, enquanto Arlequim continuava desejando a moça, falando "bobageira" (falando sobre desejo, dos beijos, da boca, das ancas).

Coisa horrível essa: Colombina deseja dividir-se em corpo e alma para dar o corpo ao Arlequim e a alma ao Pierrot. Só que ela é de carne e osso, então, Arlequim já sai na vantagem. Mas vejamos sempre o lado bom da vida: quando Colombina morrer, Pierrot pode se suicidar e se encontrar com seu amor.

Em tempo: Pierrot é um emo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que Colombina má essa hein...


uouo


Por isso q digo: corra pela raposa!!

Ou da raposa, se assim preferir .