28 novembro 2006

Acreditar em deus? Nesse aí? Não...

Eu acho que acreditaria em deus. Tentaria, ao menos. Se o conceito fosse um pouco mais razoável.

Não dá p/ imaginar um deus que seja totalmente bom e totalmente poderoso. Não combina com o mundo em que vivemos. Lembram-se do que o Arquiteto falou, na Matrix? Que a primeira versão era um paraíso, mas falhou, pois os homens têm o péssimo hábito de competir. Claro ora, somos animais!

Mas como um deus completamente bom permitiria isso? Ah, o livre arbítrio, alguns berrarão lá no fundo. Então deus não é bom, ora! "Ah, faça o que vocês quiserem, inclusive matar o mais fraco, que lhes é permitido, pois eu lhes dou liberdade p/ o que quiserem". Não, nada de bondade nisso.

Eu prezo a liberdade mais do que muita gente que conheço, e esse é um dos motivos que eu não acredito que deus exista. Ora, liberdade vigiada? Não existe... Mas ao menos sejamos razoáveis. Ok, deus existe, e é totalmente poderoso. Mas não é bondoso. Aí tudo bem, as coisas começariam a fazer sentido. Na verdade, eu diria que ele não estaria nem aí p/ gente. Fez o universo, deus a patada inicial no Big Bang, e caiu fora.

Ou então o contrário: deus é mais poderoso que a gente, deus é bondoso, mas não é TODO poderoso. Ele não tem poder total sobre o que a gente faz, sobre o futuro. Já implica na impossibilidade da onisciência, claro. Mas é razoável.

Agora, um deus totalmente bom, totalmente poderoso, e que sabe de tudo (presente, passado, futuro) não existe. Não há bondade nenhuma em ver uma criança passando fome (África, conhecem?), ter o poder p/ impedir que isso aconteça (e nem precisa ser uma carruagem do céu trazendo alento, pode ser só maná caindo do céu. Ele já fez isso antes. Será que ele só é bom com os judeus?) e simplesmente decidir não fazer nada, e alegar que é por causa do livre arbítrio. Bom, acho que essa criança não pode escolher entre passar ou não passar fome, pode?

E que história é essa de ter que acreditar nele sem a menor evidência de sua existência? Não dá nenhuma pista, e eu tenho que acreditar pq um outro humano vem e me fala??? Ora, e o humano que veio me falar que deus vai estar no próximo cometa, e que eu devo me suicidar p/ acompanhá-lo? Como dizer que esse último é que está errado?

Ora, ora, ao menos uma coisa faz sentido em tudo isso. Se deus existir e perdoar todos os que se arrependem, pq alguém simplesmente não pediria perdão? Bom, eu não pediria. Eu não acho que devo pedir perdão por não ter acreditado em um outro humano que veio com uma historinha sem prova alguma. Se deus existir e quiser que eu acredite nele, acho bom ele aparecer. Nada de subjetividades. Quero como no velho testamento. Senão, não peço perdão nenhum!

2 comentários:

Anônimo disse...

deus e apenas uma identidade enventada pelo homen para explicar o que nao pode conpriender nao ha nehun deus alem do proprio homen somos capazes de de dar e tirrar a vida somos deus e o diabo destino e a gente que faz quem faz destino e a gente na mente de quem e capaz

Anônimo disse...

precisa de motivo para acreditar no que nao existe uma crianca acredita em papai noel depois crese e nao acredita mais o adulto acredita emdeus mais alguns cresem outros vivem por toda a vida em um mundo mistisismo formado pela a escola da ilusao