24 novembro 2006

Análise de preces - Pai Nosso

Bom, a leitura da Bíblia está aguardando. Acho que minha universidade é cristã, e não quer que eu continue este projeto, então me enche de coisas p/ fazer...

Enfim, enquanto isso não sai, eu gostaria de fazer uma análise sobre algumas preces que a maioria das pessoas simplesmente repete, nem se preocupa em saber o que está falando, os contextos, etc, etc. Começarei com o pilar do cristianismo: Pai Nosso.
Meus comentários estão em outra cor.

Primeira estrofe
Pai nosso, que estais nos céus
Ahã
Santificado seja o vosso nome
Incrível como é parecido com a forma que deveriam dirigir a palavra aos imperadores romanos: Ave César, que teu reinado seja próspero, que teu nome seja lembrado por 1000 anos, que tua mulher seja gatinha e dê herdeiros bonitos, blablabla. Puro puxa-saquismo herdado de Roma.
Venha a nós o vosso reino
Contradição. Segundo a Bíblia, esta terra será do capeta. Os justos é que vão ao reino de deus, não o reino dele que virá até nós (nós não, que eu não vou, nem quero que venham. Tô sem VIP).
Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu
De novo, o mesmo papinho que usavam com imperadores romanos. Só adicionaram o 'céu' na frase, pois a jurisdição de deus, teoricamente, cobre uma área maior. Engraçado como esse puxa-saquismo antes de pedir alguma coisa funciona até hoje em algumas repartições públicas, e até em algumas empresas privadas...

Segunda estrofe
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Tá vendo? Falei? Puxou o saco p/ depois pedir alguma coisa. E olha que o pedido não é pouco hein.
Perdoai-nos as nossas ofensas
Engraçado pedir perdão por algo que a gente nem sabe que fez
assim com nós perdoamos a quem nos tem ofendido
Ah, chantagem hein! Pede, mas já joga: 'faz tal coisa p/ mim que eu tô fazendo o mesmo pelo seu outro filho'.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal
Ué, e o livre-arbítrio? Como assim, 'não nos deixeis fazer alguma coisa'? Nós é que decidimos, não é? Incrível como tem gente que não aceita a liberdade... Que prefere ser mandada. Existe um paralelo entre estes e aqueles que gritam até hoje que a ditadura era MUITO melhor. Enfim, alguns nasceram para comandar, mas a maioria para obedecer...

Amém
Amém

Sabe o que é pior, senhor crente? Que se deus existir mesmo, ele vai me perdoar, pq ele seria tããão bom que tenho certeza que não seria rancoroso a ponto de me castigar por eu não acreditar nele, sendo que ele não dá a menor evidência de que existe. E você vai se roer de raiva! E pior ainda: vai sentir raiva e vai p/ o inferno! Rá, rá rá!

Nenhum comentário: