29 agosto 2006

Analogias...

... mas não de futebol.

Ok, imagine.
Você tem uma bela casa. Mas ela precisa de uma reforma.

Cenário 1
Você contrata um mestre de obras, ele faz um bom trabalho, mas como você está num período de vacas magras, não pode pagar muito p/ esse mestre, então ele não tem condições de fazer seu melhor trabalho, mas o que ele faz, faz bem feito. Então aparece um outro mestre de obras, que começa a criticar a obra do primeiro. Dizer que ele faria diferente, faria melhor. Diz que tudo que está feito é um absurdo. Aí você resolve dar ouvidos à esse segundo, e o contrata. Nessa hora, sua situação melhorou, e você paga mais à esse segundo, compra melhor material, etc.
Ele começa seu trabalho, e você não vê nada de diferente do que estava sendo feito. Está tudo como era antes, com a diferença que no primeiro caso, você estava pagando pouco ao primeiro mestre.
O que você faz?
1 - Manda embora esse segundo? Afinal, ele é só garganta. Falou, falou, mas na hora, além de não fazer nada diferente do primeiro, ainda não soube aproveitar a sua melhor época financeira para fazer um trabalho melhor.
2 - Deixa tudo como está, e ainda dá um aumento? Afinal, o trabalho que ele fez foi bom.

Cenário 2
Esse segundo mestre de obras traz alguns pedreiros junto com ele.
Eles fazem um bom trabalho (conforme cenário anterior), mas começam sumir algumas coisas de sua casa. Você coloca uma câmera escondida e vê um dos pedreiros te roubando. Você vai falar com o mestre de obras, e ele defende o pedreiro e ainda diz que não existe nenhuma prova de que ele roubou nada.
O que você faz?
1 - Manda embora os dois? Afinal, você não vai deixar um ladrão entrar na sua casa. E quanto ao outro, que defende o ladrão? Não é confiável, certamente.
2 - Manda embora somente o pedreiro? Afinal, o mestre não tem culpa, apesar de defendê-lo.
3 - Deixa tudo como está, e ainda dá um aumento ao mestre de obras? Afinal, o trabalho que ele fez foi bom.

Cenário 3
Você vai contratar um mestre de obras, e tem um conhecido que diz que precisa de trabalho, que é pobre, que entende das suas necessidades, que não é como aquelas empreiteiras grandes que não sabem o que você precisa, o que você sente. Você, convencido, contrata a pessoa, e no dia seguinte você descobre que ele é dono de uma empreiteira, que é rico, que faz mais de 30 anos que ele não coloca a mão em cimento.
O que você faz?
1 - Manda-o embora com toda a empreiteira dele? Afinal, ele é um mentiroso, que diz ser algo que já não é há muito tempo apenas para comover.
2 - Deixa tudo como está? Afinal, o trabalho está sendo feito.

Se, em alguma dessas questões, você respondeu número 1, e vai votar em Lula, você precisa ter mais coerência em seus atos. Burro!

Um comentário:

Anônimo disse...

Haha...
Soh eu mesmo pra aguentar vc na minha vida e pra achar graça nesses seus textos loucos...
Te amo!
Ana Paula *Pel*