10 agosto 2006

Da existência de deus, Da crença dos homens - Parte 2

Se deuses não existem, pq 98% da população do mundo possui alguma crença?

E nosso macaquinho, após criar a explicação p/ todos os mistérios do mundo seguiu feliz sua jornada. De lá do meio da África, ele ganhou o mundo, graças à reprodução 'à la chinesa'. Ele e seus semelhantes foram tendo filhotinhos, e morriam de velhice (18 anos), e os filhotinhos cresciam com a verdade absoluta: deus existe. E assim foi. Os filhotes foram se espalhando pelo continente, depois por outros continentes, ganharam a américa pelo estreito de Béring, sempre com a idéia primordial, a verdade básica de que deus existe.

Pois é, mas isso tudo levou milhares de anos, e o macaquinho já não era somente um macaquinho. Ele já fabricava armas (espanto na multidão: óóóóó)! E depois desses milhares de anos, eles nem se pareciam mais uns com os outros. Na África, eles tinham a pele mais escura, pois lá o sol era mais forte. No oriente médio, Índia também, mas nem tanto. Na Sibéria, eram praticamente da cor do gelo que tem por lá! Na europa eram brancos, mas nem tanto.

E cada povo tão diferente foi criando nuances para a crença absoluta que existe um deus. Alguns já até sabiam como seu deus era: meio homem, meio animal. E tudo estava numa boa. Claro que, como bons primos, já que descendem todos do macaquinho e sua trupe, eles adoravam se matar, como uma família normal! Como gostavam de uma batalha.

(corta e aparece um sujeito de terno p/ colocar um parêntese)

- Nessa época os deuses eram bem presentes no cotidiano, faziam chover, parar de chover, curavam, etc. E não era necessário um intermediário, um porta-voz p/ nenhum deus: as pessoas podiam falar que eles ouviam, e às vezes já respondiam de imediato. Dependendo do seu deus, dava até p/ marcar audiência com ele, já que o próprio é quem governava, como no Egito.

(voltando...)

Aliás, se você pensa que Jesus foi o primeiro filho de um deus a conhecer a terra, errou!
Imagine o Egito, os deuses eram os próprios reis! Imagine, então, que reinado tão próspero, comandado por um deus em pessoa!
Agora, imagine um exército comandado pelo próprio deus! Imbatível, certo? Errado, pois esse deus não era o único. Os outros povos também tinham os seus.
E a coisa toda era mais simples: se eu guerreei contigo, com o meu deus me protegendo, e você com o seu te protegendo, e eu ganhei, é pq meu deus é mais forte e o seu é um lixo! E se eu perdi, significa que meu deus não é tão bom assim. Vou até concordar com você que seu deus é melhor, e vamos juntos idolatrá-lo!

E às vezes, até o povo que venceu acabava aceitando os deuses dos perdedores.
Acho difícil que tenha acontecido alguma guerra, nesse tempo, por intolerância religiosa. O máximo que pode ter havido é um ou outro massacre de um povo, motivado pelo medo: o massacrante se pela de medo do deus do que vai ser massacrado, o que fazer? Ora, todo mundo sabe que p/ um deus ir embora, é só parar de bajulá-lo. Aí o povo massacrante pensava assim: 'se matarmos todos os capachos desse deus aih, não vai ter ninguém p/ lamber as botas dele, e ele vai embora'.
Obs.: isso aconteceu com os druidas, onde hoje é a Inglaterra, que foram massacrados pelos romanos, pq o imperador (acho que era Nero, me corrijam, por favor!) se borrava de medo de tudo que era 'sobrenatural', e acho que não existe nada mais sobrenatural que um druida!

Enfim, e assim caminhava a humanidade, tudo numa boa, uns massacrezinhos aqui, uns genocídiozinhos ali, e tudo numa boa.

Porém, logo ali no começo da civilização, quando o Egito era os EUA da época, os imperialistas safados, etc, um povo saiu de sua terra natal, no oriente médio, para tentar ganhar a vida lá nos Istêites africanos! Mas esse povinho era encrenqueiro, não se misturava, e tinha uma auto-estima incrível: eles achavam que o único deus era o deles, e que esse deus havia criado o mundo, a luz, os animais apenas para que eles tivessem mais conforto (portanto, esse deus deveria era ter criado hidromassagem e limusines, ao invés de camelos! Rá!).

Enfim, mas o caso é que esse povinho folgado saiu de sua terra e foi lá tentar a sorte no Egito, e não é que tudo isso causou uma revolução na História? Veremos...

(continua)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, adorei o seu blog. Vc pensa muito parecido comigo e adorei os seus posts falando sobre os problemas sociais. Achava que só eu pensava assim !!! Aleluia (ops!!!), enfim, alguém que pensa como eu !!!