06 agosto 2006

Ahn? A Idade Média acabou? - Parte 1

Ah, nada como sair de casa em um dia bonito!
Desço pelo elevador do meu prédio, e vou caminhando até o portão, e eis que uma casca de banana cai ao meu lado! Super normal, claro!

Bom, isso não aconteceu comigo, mas anda acontecendo aqui no meu prédio. Incrível que tiveram que colocar um aviso no elevador p/ que os moradores não jogassem cascas de frutas, bitucas de cigarro, PEDRAS (!?) sacadas afora. Diz até que um sujeito jogou uma bituca de cigarro pela sua janela, e o vento empurrou-a, durante a queda, para o apartamento uns 2 andares abaixo, e fez um belo estrago na cortina E no sofá de uma moça. Triste, não?

É de se espantar isso? Bom, p/ mim é, sei lá né! Nos meus textos eu sempre defendi que nada tem a ver a classe social com o sentimento cívico, ainda que no fundo, bem no fundo, eu acredite que exista uma relação entre a classes mais baixas com essa falta de cidadania, e acredito que os que mais possuem essa noção de vida em sociedade não duram muito nessas classes, e acabam invariavelmente subindo para a classe média. Mas poxa, eu moro em um condomínio de classe média!!!

Ah, a classe média... Existe coisa mais suburbana que a classe média? O sonho da casa própria com carro na garagem... Eu acredito que quem mais dá dinheiro p/ o Silvio Santos não são as classes D e E, e sim a C. Sim, pq geralmente quem está na classe D ou E não sai dela. São aqueles que não vão sair jamais dessa condição, salvo brilhantes exceções (daí aquele ditado: você tira o pobre de dentro da favela, mas não tira a favela de dentro do pobre). Já a classe C sonha, deseja, ambiciona desesperadamente virar classe B, e a B, por sua vez, virar A. E a A sonha com um iate novo. Cada macaco no seu galho, ora!

Mas custava essa classe-média-B-que-sonha-ser-A entender que poxa, existem pessoas morando ao lado, em cima e embaixo? Nem estou pedindo p/ ser cidadão ao cobrar trabalho da pessoa em quem votou. Nem estou pedindo p/ LEMBRAR em quem votou. Nem estou pedindo p/ não roubar TV a cabo. Não dava p/ caminhar só mais um pouquinho até o lixo? Ou jogar a bituca de cigarro na planta ao lado, assim ela já morre logo, e pára de soltar folhas dentro da minha casa? Mas não, esse é um pensamento tão complexo... "Sociedade? Eu... Ahn... Er... E o Curíntia hein? Parece que ganhou, acabou a crise!"...

E assim caminha a humanidade...
Não consigo deixar de me perguntar: alguém leva uma pedra para o seu apartamento de cobertura para simplesmente jogar de lá de cima? Qual a graça, meu deus???

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai véio
Voce nunk jogou um pedra da sacada pra ver chegar até o chão ??
Pra acertar alguem nem deve ser tão legal qto um ovo, mas é bacana pois voce pode pensar como se estivesse no lugar da pedra e saber qual seria o seu pensamento nesses ultimos segundos de sua vida !!! Não pule mas jogue uma pedra, antes tenha certeza q naum vai acertar niguem e veja qual eh a graça !!!
Qto ao comentário infeliz de jogar cigarro na planta eu nem vou falar nada, apenas pense.