05 agosto 2006

Problemas Sociais (parte 1 de 3)

1 - Uma introdução aos problemas sociais
Por problemas sociais, entendemos qualquer problema que ataque a sociedade como um todo. Existem vários problemas que podem fazer parte deste tópico: alcoolismo, violência, drogas, racismo, pobreza, etc.
Todos estes problemas estão interligados, como segue um exemplo no esquema abaixo:

  1. O dinheiro proveniente da venda de drogas financia a violência, já que é com este dinheiro que traficantes se armam, e promovem guerras de gangues. Aqueles que não conseguem deter o poder como um grande traficante, acaba cometendo crimes menos pesados, mas apenas porque não tiveram capacidade/oportunidade de "subir" nesta carreira.

  2. Os traficantes, vistos nas favelas como heróis, servem de modelo para a juventude que cresce nas regiões mais pobres, já que ele é sinônimo de poder.

  3. A mídia não tem caráter educativo; as TVs e revistas se ocupam com causas fúteis, em detrimento à informação de qualidade, e, unindo-se isso à massa jovem desinteressada, acaba formando pessoas despreparadas para concorrer em um mercado capitalista.

  4. Os jovens, desinteressados, seguem tendências, especialmente imposta pela mídia e por influências, especialmente a dos amigos, e isso pode levar ao problema das drogas.

  5. Os jovens de periferia - maioria negra/parda - que conseguem escapar dessa seqüência; que conseguem se sobressair no ambiente em que estão acabam sofrendo preconceitos, já que vêm de um ambiente onde o crime é tido como solução de problemas ou detenção de poder.

Esta esquematização está bem simples, pois não é este o foco que pretendo abordar. Para qualquer problema social que tenha (ou não) sido listado acima, poderemos ligá-lo aos outros. Partindo desde ponto, é possível imaginar que todos eles têm algo em comum, e meu argumento baseia-se na ORIGEM dos mesmos.

(continua)

Nenhum comentário: