09 agosto 2006

Da existência de deus, Da crença dos homens - Parte 1

Deus criou o homem, ou o homem criou deus?

Ok, vamos viajar um pouco no tempo?
Agora falta 1 milhão de anos p/ Jesus nascer (se é que nasceu, mas isso é outra história). 1 milhão, mil novecentos e poucos p/ o homem voar! Estamos no meio da África, de onde os primeiro animais que podemos chamar de homens vieram (mas ainda são macacos, vá!)

Lá estão eles, acabaram de dominar o fogo, então estão todos os habitantes de um grupo ao redor de uma fogueira, comendo a caça do dia, contando como foi a caçada, as crianças pintando as paredes de casa. Igualzinho hj, sem a novela das 20h.
Como eram próximos aos animais, o mais preparado era o líder, o chefe, e, nesse caso, por 'mais preparado' leia-se 'mais forte'. (Viu como somos muito mais evoluídos? Nosso líder foi escolhido pelo povo, e é, talvez, o MENOS preparado!)

E eis que um jovem macaquinho, no auge de sua adolescência (9 anos) olha p/ o céu e se pergunta com sua fala limitadíssima: que merda são essas coisas brilhando aí em cima?

(corta p/ o dia)

E eis que o mesmo jovem macaquinho, muito precoce, olha p/ o céu e se pergunta: que bosta é esse negócio amarelo que faz eu conseguir enxergar?

(corta p/ noite)

E eis que o mesmo jovem macaquinho pergunta ao líder, que é O CARA do lugar, o que são essas coisas brilhando no céu, e o que é aquilo no céu que ninguém consegue olhar diretamente, e pq qdo chove faz um barulhão e clareia td e apaga tudo de novo.
O líder, que não havia participado de nenhuma palestra de motivação profissional, dá um tapa na cabeça do macaquinho e manda ele calar a boca senão ia levar o osso da coxa do mamute na cabeça.

E o macaquinho sai, cabisbaixo, quase aceitando que ele é um nada, um lixo, que nunca vai chegar a ser líder pq não é forte. Enfim, a auto-estima dele está lá embaixo, e não existiam livros de auto-ajuda, então o macaquinho entra em depressão.
O que acontece com quem está com depressão? Só pensa merda!

Aí o macaquinho passa seus dias triste, se sentindo sozinho, pois seu bando ri dele, ele não é forte, ninguém liga p/ ele. E a dúvida sobre as coisas que brilham continua.
Até que, aos poucos (bem aos poucos, a mente é de um macaco, ora!) ele vai formulando uma bela teoria: ele pensa no líder dele, que é quem manda, quem faz e acontece. E imagina um líder maior ainda! Um invencível, que deu de presente a todos os iguais a ele os pontos brilhantes. E quando esse líder fica bravo, não dá um tapa: manda os raios e os trovões. E esse líder aparece todo dia no céu, mas não dá nem p/ olhar p/ ele, de tão magnânimo que ele é! E esse líder se preocupa com ele, como um líder deve fazer. Pronto! Está criado o primeiro deus.

Todo esse processo levou anos, e não aconteceu com uma só pessoa: foi sendo trabalhado com as gerações, cada uma delas adicionando algum caráter maravilhoso à essa entidade que não pode ser vista.

(continua)

4 comentários:

Anônimo disse...

te vi na comunidade "Universo paralelo" e vim aqui conferir teu blog. bacana. vou dar uma lida com calma em tuas idéias e venho escrever mais. abração, Trovão (Vinícius)

Anônimo disse...

André, tudo bem? sou eu de novo rs.
Sou Primatologista, antropólogo e filósofo. é.. rs
e te pergunto, pq vc acha que os macacos são diferentes de nós humanos? sim, tem algumas diferenças, como por exemplo, os polegares opositores. mas NÓS SOMOS MACACOS. evoluídos? será? quem nos garante isso além da teoria da evolução da espécie? o que nos garante um pensar é pq temos boca pra falar o que pensamos e nesse contexto, quem nos garante que macacos não pensam só pq não usam - como linguagem comum - a fala?
bem, são só questões para vc pensar ou pensarmos juntos.
abração, Trovão Vinícius.

Anônimo disse...

Teoria de Darwin ? Isso é cascata, conversa pra boi dormir... se o homem tivesse evoluído dos macacos não haveriam mais macacos; todos as espécies de macacos teriam evoluído e seriam homens....

Anônimo disse...

Lynda, não é pq houve uma evolução que a espécie tem por obrigação a desaparecer.
Mas isso o Trovão diz melhor.

André, Gostei muito da sua história. parabéns. Vc escreve muito bem. Beijos!