05 agosto 2006

Problemas Sociais (parte 2 de 3)

2 - A falta de vontade das grandes massas
Como mencionei, minha argumentação a respeito dos problemas sociais diz que todos possuem a mesma origem. Bem, vamos à ela: Falta de vontade.Excetuando-se alguns que conseguem escapar à massa, a maioria da população não possui vontade de promover mudanças. Não digo mudanças significativas e pesadas (socialismo, por exemplo), mas sim mudanças pequenas, algumas atitudes. O povo brasileiro é acomodado. Espera muito, com pouco esforço. Não é à toa que temos como orgulho nacional: "malandragem", "jeitinho brasileiro".

Muitas pessoas reclamam da vida, esperando que o governo, ou Deus, ou alguém (qualquer um, menos a própria pessoa) resolva seus problemas. Reclamar que está desempregado acordando todo dia 12h00 é fácil (não estou dizendo que todos são assim. Realmente acredito que existam pessoas que PROCURAM emprego, mas não encontram. Mas estou dizendo sim, que a maioria não procura).
Vivemos num país onde quem tem dinheiro é estigmatizado, pois a vontade de TER DINHEIRO é uma coisa, mas a vontade de TRABALHAR é outra completamente oposta.

Um outro ponto importante é diferenciar o trabalho de criação de trabalho braçal. Comum dizer que fulano é trabalhador, mas não sobe na vida. Porém, ser executivo de uma empresa é muito mais difícil do que guiar um ônibus. A grande massa não vê isso. Acha um absurdo uma empresa obter lucro. Realmente acredita que o objetivo das empresas deve ser a geração de empregos, e não o lucro (vide revista Exame nº 839: O Estigma do Lucro). A citada revista promoveu uma pesquisa e mostrou os seguintes dados:

A missão das empresas, segundo os empresários
(O que diz uma pesquisa feita pela FAAP com 102 grandes empresários)
Dar lucro aos acionistas (1) 82%
Ser ética nos relacionamentos 63%
Ajudar a desenvolver o país 50%
Aliar crescimento à justiça social 47%
Gerar empregos 34%
Recolher os impostos devidos 14%
Desenvolver trabalhos comunitários 5%
Sem ferir a ética, derrotar a concorrência 5%

A missão das empresas, segundo a opinião pública
(O que diz uma pesquisa de opinião pública do instituto Vox Populi)
Gerar empregos 93%
Ajudar a desenvolver o país 60%
Desenvolver trabalhos comunitários 42%
Aliar crescimento à justiça social 31%
Recolher os impostos devidos 29%
Ser ética nos relacionamentos 19%
Sem ferir a ética, derrotar a concorrência 10%
Dar lucro aos acionistas (2) 10%

(1) Observe que o lucro aparece no topo das respostas
(2) Observe que o lucro aparece no pé das respostas


Com essas informações, nota-se que a grande massa realmente não se interessa em lutar para subir na vida (exceto poucos que se sobressaem, como Silvio Santos, Samuel Klain, Abílio Diniz, etc.). Destes que se sobressaem, a grande massa só nota a grande fortuna, mas não o trabalho realizado.

Nenhum comentário: