08 agosto 2006

Problemas Sociais (final)

3 - Conclusão

Bom, e onde a preguiça (ou falta de vontade), e os problemas sociais se encaixam?
Eu vejo que a grande causadora destes problemas É a preguiça. As grandes massas que se mantém na pobreza estão nesta situação por falta de vontade de lutar para melhorar a própria vida.

Muito mais fácil do que isso é procurar caminhos alternativos, como o crime, ou o trabalho informal (bicos), e, especialmente, culpar quem tem dinheiro (independendo se o endinheirado trabalhou a vida inteira para chegar ao topo), políticos, etc. Ora, a falta de vontade gera também uma tendência a culpar tudo e todos, exceto a si próprio.

A pessoa que rouba eletricidade, água, sonega impostos, etc, reclama que o governo não dá assistência, mas quem é que alimenta o governo? Têm-se essa mania de ver o governo como um inimigo; de pensar que o governo existe para causar problemas ao cidadão, ou que a razão do governo existir é sustentar o cidadão, mas isso eu vejo como preguiça, mais uma vez, de utilizar o pensamento.

Um outro exemplo que pode mostrar que as grandes massas brasileiras não pensam no conjunto, e não têm noção do lugar que ocupam na sociedade pode ser representado verificando o modo de funcionamento de um metrô. É inimaginável, aqui no Brasil, um metrô sem catracas. Onde a consciência do usuário faria com que o mesmo pagasse a passagem. A consciência de que se ninguém pagar a tarifa, o metrô não tem como sobreviver. Na Alemanha, os metrôs não têm catraca. As pessoas pagam pois têm essa consciência.

É óbvio que todos os países do mundo têm seus problemas sociais, uns mais outros menos, mas tudo isso faz parte do mundo em que vivemos. Não podemos esperar uma sociedade perfeita, mas podemos, sim, melhorar ao máximo o que temos.

Dessa forma, creio que somente uma mudança radical na forma de PENSAMENTO das grandes massas poderia promover um crescimento sustentável E uma diminuição dos problemas sociais. Digo diminuição, pois, como disse, nenhuma sociedade é perfeita e, jamais teremos uma onde todas as pessoas terão esse pensamento de coletividade, e vontade de fazer o melhor p/ si e pela sociedade em que vive.

Concluo, portanto, que, a curto prazo, não existe forma de resolver os problemas sociais. Sequer existe forma de atenuá-los, pois a tendência de um problema é aumentar, se não for sanado de vez.

Creio que somente um investimento muito forte em educação de base, e um comprometimento da mídia poderiam atenuar este problema, e ajudar a formar as próximas gerações de uma forma diferente das atuais. A base dos problemas está na formação do jovem, portanto temos que mudar os exemplos que ele segue, estimulando práticas que o fazem pensar, refletir, e lutar por melhorias, sem buscar caminhos alternativos como "jeitinho brasileiro". Ainda assim, estes são problemas que somente serão resolvidos a longo prazo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A preguiça nada mais é do que uma recusa corporal às imposições do mundo. à imposição ao capitalismo, ao mundo fast food..