04 janeiro 2007

O Homem-deus

Ouço muito por aí, como argumento, que eu estou errado ao imaginar que o conceito de deus foi criado pelo homem (ou seja, o homem criou deus, e não o contrário) pois o homem não teria condição de criar deus, já que para isso precisaria ser maior que deus.

Aí uma dúvida cruel me ataca: ei, por acaso Tolkien não criou um mundo muito, muito maior que ele próprio? Walt Disney idem? A humanidade em geral, os povos e suas lendas não criam universos complexos, maiores do que a realidade objetiva? Qual a dificuldade de se criar um ser imaginário que seja o mais poderoso do universo? Algo como um rei elevado à infinita potência.

Aliás, podemos dizer que uma prova de que o homem criou deus é o fato das qualidades (ou definições) divinas serem nada mais do que qualidades HUMANAS. Basicamente, deus é infinitamente bondoso, onipotente, onipresente, onisciente. Ora, todos conceitos que sempre fizeram parte do cotidiano humano (caridade, poder, conhecimento) desde a pré-história, porém elevados ao infinito.

Outra coisa que realmente não entendo. Dizem-me que deus é infinitamente complexo, maravilhoso, tudo tudo, supra-sumo. Mas espera aí... Se fosse tão complexo assim, como alguém tão lixo, tão reles, tão ínfimo quanto os humanos poderíamos entender o que esse ser quer e/ou pensa? Como poderíamos ter a arrogância de achar que nós fomos feitos à semelhança de um ser tão magnânimo, e que ele criou o universo inteiro para nós, e que deste universo somos a razão da existência?

Mais a fundo, pq um ser tão tão assim criaria 6 bilhões de vermes ínfimos com o intuito de louvá-lo? Ele está carente, é isso? E, se é tão "EU SOU O MÁXIMO" assim, pq se importa com o louvor de um monte de caquinha? Seria o mesmo que eu criar robôs que me adorassem. Minha vaidade precisaria ser muito grande p/ eu criar algo que me venere sob ameaça de castigos eternos.

Por isso que eu não entendo religião. Ao mesmo tempo que a arrogância é evidente ao imaginarmos que somos criados à semelhança de um deus onitudo e que temos um universo inteiro cuja razão de existir somos nós, também existe essa baixa auto-estima de achar que a vida não tem sentido sem deus, que não somos nada, que deus é tudo.

Acredito que o pensamento livre seja maior que deus (daí o nome deste blog), pois é dele que saem todos os conceitos abstratos que temos, e deus, talvez, seja o maior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por quê??!!


Porque assim fomos criados, assim fomos projetados,assim continuareamos a transmitir nossos genes.