24 janeiro 2007

Leis - Parte 2 de 4

Leis físicas (naturais)

As leis da física clássica (que trata do macro) são basicamente interações de energia. Como a energia nunca se perde nem se ganha (toda a energia do primeiro bilionésimo de segundo após o Big Bang ainda está em nosso universo), o que ocorre são transformações de energia, lembrando que energia e matéria podem ser encarados como se fossem uma coisa só.

Assim sendo, tudo resume-se a relações de causa e efeito: um corpo vem vindo todo bonitão pelo espaço-tempo, ao que se choca com outro corpo. A colisão gera calor, e impulsiona os dois corpos em sentido contrário. Tudo causa e efeito: se um meteoro está vindo na direção da Terra, é pq ele se chocou com outro corpo, ou foi atraído por outro corpo nessa direção. Dá p/ calcular tudinho.

Na física quântica ainda existem coisas obscuras, que acabam às vezes trazendo dúvidas à mecânica clássica, como o lance da matéria/energia escura. Mas no geral, a Física Clássica, com suas leis, explica praticamente todos os movimentos dos corpos e interações de energia.

Ou seja, o que chamamos de lei é algo que podemos prever e que serve para qualquer situação, e em qualquer lugar do universo conhecido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Então, se é previsto é escapavel...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Concordo e discordo em partes... Mas naum vou expôr minha opinião aki...
Depois nos falamos...
Bjos!