28 janeiro 2007

Leis - Parte 4 de 4

Questões finais sobre leis
1) Como o "efeito físico" pode interpor-se ou igualar-se á "causa" filosófica?
2) Como o "efeito filosófico" pode interpor-se ou igualar-se á "causa física"?

Acredito que os efeitos e causas físicos e filosóficos são coisas diferentes, e uma não interfere na outra.
As leis físicas são tidas como algo natural e inerente ao mundo que conhecemos, ou seja, algo óbvio. Não é necessário que exista uma lei humana dizendo que todo corpo deve ser atraído para o centro da Terra, tampouco a causa ou o efeito dessa lei interferem no dia-a-dia das pessoas. Digo, não interferem no sentido de que ninguém realmente percebe que está vivendo sob essas leis. Ninguém anda na rua lembrando que não deve flutuar, pois a gravidade é uma lei.

Por outro lado, as leis humanas (filosófico-políticas) são morais, são baseadas na moral corrente, e, portanto, são mutáveis, de acordo com a sociedade. Refletem a decisão da maioria, tanto por demonstração real da maioria (como na Grécia antiga, quando todos iam à praça votar pessoalmente), como por representação (como o Congresso, hoje, que é a representação da população), ou ainda por subordinação inconteste (quando a maioria aceita as ações de alguém que tome o poder e diga que manda, como um ditador, por exemplo).

Acredito que, neste ponto, a Física e a Filosofia são completamente apartadas, sendo que o efeito físico jamais interpõe-se ou iguala-se à alguma causa filosófica, e o mesmo acontece em relação ao efeito filosófico x causa física, e isso pq o efeito e a causa físicos independem completamente da existência da humanidade, quanto menos da moral social humana, enquanto que a humanidade vê as leis físicas como algo natural, óbvio e imutável (o que, de fato, são).

Nenhum comentário: