06 fevereiro 2007

Confiança & Traição

Já devo ter falado sobre o tema, mas é sempre algo atual, não é mesmo?
Eu, que não sou nenhum exemplo moral, já menti. Mas eu tenho algo a meu favor: minhas mentiras sempre visaram meu benefício, obviamente, mas sem, ou com o menor prejuízo direto à terceiros. Isso significa que sou ganancioso e ajo em benefício próprio. Ok, é verdade. E quem não é assim de vez em quando?

O que eu realmente não entendo é quem mente PARA prejudicar terceiros. Especialmente este terceiro sendo alguém que depositou inteira confiança no mentiroso. O que, o que, meu-deus-que-não-existe, leva alguém a pisar na confiança alheia?

O problema da mentira é que quem mente nunca sabe o quanto a outra pessoa sabe. Então mentir é um ato de subestimar o próximo. É preciso partir do princípio de que a vítima não saiba de nada e vai acreditar em você. Aí vale tudo p/ conseguir confiança: fazer carinha de gato-de-botas do Shrek, chorar, indignar-se, pedir p/ levar embora, ofender-se.

Peço desculpas públicas pelas minhas mentiras, mas tenho a consciência tranquila por saber que nunca tive a intenção de prejudicar ninguém. Não estou dizendo que fui altruísta. De forma alguma, fui é egoísta ao extremo, pois busquei meu benefício. Mas não causei prejuízo a ninguém (ou procurei causar o menor).

Traição não é um casal que uma das partes fica com outra pessoa. Traição, p/ mim, é algo pior que isso. É você confiar, acreditar que uma pessoa está te ajudando, e vc se sente seguro, fala o que sente, o que pensa, empresta seu dinheiro e suas coisas, empresta sua atenção, suas vontades, seu trabalho, suas atitudes, e essa pessoa está, na verdade, manobrando pelas suas costas p/ te atacar. E quando você pergunta sobre algo que te deixa desconfiado (sempre há algo fora do lugar, algo a desconfiar), ela finge que não é com ela.

Traição é o beijo de Judas na história canônica. É o abraço de Brutus. Traição nunca vem do inimigo - o inimigo é leal. Traição vem daquele que está ao seu lado, aquele que você protege, aquele com o qual você se sente seguro. A traição só pode existir justamente se há confiança. Só mentir em benefício próprio não é trair. É mentir, é ser egoísta, e só. É bom? Não. Mas trair é pior.

Traição é, acima de tudo, PREJUDICAR de forma PLANEJADA, CALCULADA, aquele que tanto te quer bem... Pior ainda: usando os próprios meios daquele que é traído.
____

Certas horas a gente vê que a vida passa enquanto gastamos tempo de forma errada, ou com as pessoas erradas, ou ambos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amanha(9/02) no Globo Reporter...Não percam...

Anônimo disse...

Bom,tenho que confessar que suas palavras são belas...admiro-o por fazer de algo tão "monstruoso" vestir seda...Sua habilidade com as palavras é invejável,mas seus argumentos tão superficiais e sem sentido...

André Ricardo disse...

Agradeço, mas gostaria de saber se não está havendo uma confusão. Eu não estou argumentando, apenas explanando o MEU ponto de vista.
Ainda assim, gostaria de saber onde você viu o argumento superficial e sem sentido? Sabe como é, é através da crítica do leitor que pretendo melhorar...

Obrigado,