25 outubro 2007

Reinaldo Azevedo, parte 2

Lembrem-se: Reinaldo Azevedo, politicamente, é inteligentíssimo! Conhece e sabe usar a lógica. Desmascara mentiras. Como fez neste post, mostrando que os petistas mentem sobre os números do investimento das subprefeituras, enquanto os jornalistas apenas repetem a mentira, mesmo quando confrontados com a verdade. Um ótimo exercício da lógica, da argumentação clara. Parabéns, Reinaldo.

Ah, mas claro, aí ele resolve sair das questões políticas e falar novamente de questões que, digamos, esbarra em valores puramente morais e religiosos. Aí o rapaz é uma besta quadrada. Toda aquela lógica maravilhosa vira pó.
Este post, o que pulveriza a lógica, está exatamente abaixo do anterior, onde a lógica foi respeitada.

Por exemplo: Reinaldo afirma, já faz algum tempo, que a criminalidade em São Paulo é menor do que no resto do Brasil exatamente por prender mais. A população carcerária de São Paulo é a maior, e o número de homicídios para 100 mil habitantes é um dos menores, e caindo. Até aqui, tudo perfeito. Se prendermos os que desobedecem a lei, eles estarão...presos! Sabe-se que a impunidade é uma das características que mais faz pessoas desrespeitarem a lei. Prender é punir, e isso, claro, é uma das coisas que diminui a criminalidade.

Até aqui, tudo certo. Porém, quando o governador do Rio diz, embasando-se no livro Freakonomics, que a legalização do aborto tem sim a ver com a diminuição da criminalidade, a toda a lógica acaba. O governador ainda diz que, legalizando-se o aborto, as meninas pobres também terão acesso, já que hoje as meninas de classe alta se viram, mas as pobres não tem o que fazer, e acabam dando a luz a crianças que, por suas condições, tem muito mais chances de se tornarem criminosos. A lógica do governador é irretocável. Embasada por estatística.

Bom, todos sabemos que existem vários fatores que determinam os índices de criminalidade. Reinaldo está certo ao falar da punição ao infrator, e o governador também está, ao falar das centenas, talvez milhares de crianças que são geradas sem que seja a vontade da mãe e depois, abandonadas, são perdidas para o tráfico. E, com toda a certeza, existem muitos outros fatores, não somente esses dois. É exatamente nesse ponto que a lógica de Reinaldo desmorona.

Vejam lá o que diz Reinaldo a respeito da tese do livro, mencionada pelo governador: "Ele transforma o que, lá, é, no máximo, uma correlação (entre a legalização de aborto e a diminuição da criminalidade) — na verdade, um chute — em uma relação de causa e efeito". Em primeiro lugar, não se trata de um chute. Sim, existe a correlação. E não, o governador, em momento algum, sugere que seja relação de causa e efeito. Ou seja, a tese de Reinaldo, a respeito da punição, essa não é uma correlação, e sim relação de causa e efeito. Já a dos outros, é chute, é só uma correlação. Cadê a lógica, meu filho?

Isso sem falar que, sempre, Reinaldo refere-se ao aborto como assassinato, homicídio, etc (já tratei disso
aqui). É uma falácia, um absurdo vindo de alguém que se orgulha de ser tão lógico. Para matar a pau, ele diz, sei lá de onde tirou isso, que "O crime, então, seria uma conseqüência dos abortos não-feitos". Acho que ele REALMENTE entendeu que o governador dizia se tratar de uma relação de causa e efeito! Só assim mesmo pra dizer uma asneira dessas! Entre muitas outras.

A questão das drogas, eu nem vou comentar. Pretendo falar dessa questão na série de posts sobre o filme Tropa de Elite, já que um dos temas é exatamente o papel do usuário nessa guerra que é o tráfico. Mas adianto que acho a tese de Reinaldo absurda.

Sabe o que é triste? É que eu gosto dele! Quando fala de política, ilumina! Quando sai desse tema, aí a lógica acaba, ou melhor, transforma-se numa lógica "religiosa", pautada pela igreja. Eu realmente não tenho modelos. Reinaldo é uma das pessoas mais lógicas que eu conheço, mas até certo ponto! Infelizmente, a lógica pode levar a resultados que mostram que os valores morais são ridículos e não fazem o menor sentido! É difícil, pra um religioso, ou pra uma pessoa muito presa ao que vão pensar dele, o que vão dizer dele, o que a sociedade acha, etc. se liberar disso e seguir apenas a lógica.

Um comentário:

Anônimo disse...

em São Paulo tem menos homicídios?! É ruim... Queria ver de onde ele tirou isso...