14 junho 2007

Lulinha (paz e amor) e a imprensa

O governo do nosso queridíssimo operário anda me rendendo bastante raiva. Ainda bem que eu raspo todo o meu cabelo regularmente, senão estaria perdendo mais e mais a cada fala daquele ridículo e de sua equipe. Não que eu já não esperasse coisas do tipo, mas, do alto daquela sapiência barbuda, coisas me surpreendem!

Falei há alguns posts sobre a Venezuela e a RCTV. Por aquelas bandas não há mais dúvidas de que o proto-ditador manda calar a boca se não concordar com o que você diz. Claro, aquele lugarejo vive da monocultura, as instituições praticamente não existem, o Estado de Direito passa longe...

Ok, há aqueles que me acham exagerado quando falo que caminhamos para o autoritarismo. Eu não sou o único a dizer isso. Tá, quantidade não prova verdade. Então, nesse caso, precisamos procurar evidências, certo? Bom, eu encontrei a minha, e, na minha opinião, a prova mais forte de que eu estou certo. Não, não é sobre aquela coisa ridícula de querer regular e punir a imprensa. Isso já é uma evidência forte. Não, não é aquela massa de manobra querendo bater no pessoal da Globo e da Veja nas passeatas "contra a corrupção, a favor de Lula". Não, não são os repórteres da Veja sendo "interrogados" sem advogados na PF.

Ontem, o grandíssimo discursou criticando a imprensa. Novas... Mas o conteúdo, dessa vez, foi mais grave. Resumindo, ele disse que a imprensa só noticia coisas ruins. É só assassinato, morte, roubo, e, assim sendo, ninguém quer ir viajar. Segue a fala do digníssimo:

"O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Quais são as mensagens que nos provocam a viajar no final de semana? Não tem. Se fala de Pernambuco, é morte; se fala do Ceará, é morte, se fala da Bahia, é morte. Aí a pessoa diz: ‘Espera aí, não vou sair daqui não, vou ficar dentro de casa’. E ainda olha, vê se não tem uma fresta, para não vir bala perdida’".

Bom, nem vou comentar que o texto é de um um poeta, um filósofo. Vou falar sobre o conteúdo. Quando um chefe de Estado critica o que a imprensa noticia, isso é grave. Vejam, ele não quer saber de RESOLVER os problemas de segurança. De RESOLVER os assassinatos, os roubos, as mortes. Que tal baixar a maioridade penal? Que isso, companheiro, é só a imprensa se calar!

Existe um lugar onde a imprensa só noticia coisa boa. Falam até hoje sobre a Revolução. Pois é, esse lugar é Cuba. Um país livre, lindo, onde o cidadão cubano não pode nem ESCOLHER ir embora do país. Esse é o sonho do PT. De Lula. Ser visto como um Revolucionário. Como seu amigo Chavez. O problema, para ele, é que no Brasil as instituições são sólidas. Nosso Congresso, vejam, ao repudiar o ato de censura à imprensa na Venezuela, foi chamado de papagaio de Washington. O que é natural, afinal, o senhor Chávez está acostumado com um congressinho que não o contraria jamais.

Lula tem, portanto, que passar por uma fase que Chávez não precisou: ele precisa desmoralizar as instituições. Claro, a primeira precisa ser a imprensa, pois se ele começar por outra, será a imprensa a mostrar o fato. Desmoralizando a imprensa, não sobrará ninguém p/ divulgar o que está acontecendo no país.

Vejamos o que já foi feito nesse sentido:
1 - Comissão que irá classificar e punir as transmissões;
2 - TV Estatal (devidamente aparelhada, para, em caso de troca de partido no governo, a TV passe a falar mal, e assim mostrar sua pseudo-isenção);
3 - Críticas aparentemente singelas à imprensa, mas buscando desmoralizá-la.

E já começamos bem... As Meninas Superpoderosas já foi classificado como impróprio para crianças pq mostra as meninas se encontrando num shopping. E daí?, vc me pergunta. Bom, segundo o juiz, nem todos têm condições de ir a um shopping. Viu? O Socialismo não morreu!

Ah, e ontem, na mesma onda do presidente, o companheiro Zé Dirceu, mostrando total alinhamento com o Planalto (ou seria o inverso?), discursou a metalúrgicos dizendo que "nunca foi tão possível democratizar os meios de comunicação, introduzindo regulação e concorrência no setor" e que "um dos grandes erros do primeiro mandato de Lula foi subestimar o poder da mídia". Isso aí! Ao ataque! A mídia é INIMIGA! Pq? Pq mostra o que o PT tanto tenta esconder... Democratizar, para eles significa "eu falo, vocês obedecem". Stálin, aquele grande democrata, que o diga!

Bom, só sei que se tudo continuar desse jeito, eu vou ser um exilado político logo, logo...

Nenhum comentário: