15 abril 2007

Um pouco sobre perda

Só é feliz quem tem tudo o que precisa, no momento em que precisa. Quanto mais necessidades uma pessoa tem, menor sua chance de ser feliz.

Felicidade não permite escolha, pois escolha implica em perda. Quando você tem dois caminhos à sua frente, estará escolhendo qual NÃO seguir. Está perdendo uma possibilidade, deixando para trás aquele minuto que poderia mudar completamente o rumo do que virá.

Quando falei sobre necessidades, não apenas me referi à coisas materiais. Pelo contrário, a infelicidade é sobre sentir, não sobre ter. Se, por exemplo, eu tenho necessidade de me encaixar, de pertencer a um grupo, terei boas chances de ser infeliz, pois sempre estarei vivendo na eterna dúvida: será que eu realmente faço parte de um grupo?

A felicidade plena, na minha opinião, só seria possível se não tivéssemos desejos. Sequer pensamentos. A mente em branco. Mas eu questiono se isso é exatamente uma coisa boa. Explico: se não tivermos desejos, seremos plenamente felizes, pois não teremos necessidades a suprir. Por outro lado, não teremos aquele gosto de vitória quando um objetivo é alcançado. Corolário: o doce não é tão doce sem o amargo. O bem não existe sem o mal.

Não ter como escolher é outra forma de alcançar a felicidade, abrindo mão da perda. Simplesmente deixamos a responsabilidade que toda escolha traz nas mãos de outros: deus, o governo, a vida, etc. Assim não sofremos com a perda.
____

Às vezes algumas pessoas, próximas inclusive, se incomodam com meu jeito um pouco diferente de lidar com certas coisas. Eu não me preocupo com o que está fora do meu alcance. Não só isso: eu nem me importo com o que está fora do meu alcance. Se alguém próximo estiver morrendo num hospital, eu não posso fazer absolutamente nada sobre isso. Não significa que o fato de eu não me preocupar implique que eu não gosto da pessoa.

As pessoas realmente acham que quando você gosta de alguém, você deve sofrer. Isso é uma bobagem. Se eu disser algo como 'ah, se fulano morrer' eu não estou QUERENDO que ele morra, tampouco significa que a morte dele acontecerá mais cedo pq eu mencionei que há a possibilidade d'ele morrer! Se fulado estiver num hospital à beira da morte, minhas unhas roídas não vão ajudá-lo a melhorar. Farei o que estiver ao meu alcance para melhorar as coisas para fulano, mas nem pensarei no que não está, o que, mais uma vez, não implica que eu não goste de fulano.

Uma necessidade que eu não tenho é sobre isso. Eu não preciso que as pessoas estejam me dizendo que gostam de mim, ou que são presentes p/ me sentir bem. Na verdade, eu tenho amigos que fico meses sem ver, mas nunca deixo de pensar que gosto deles e que eles gostam de mim. Isso, em sociedade, pode ser um problema, já que aquela pessoa que eu acho que gosta de mim pode estar profundamente magoada por eu não ter mandado um cartão de natal.

Eu não preciso que ninguém me ligue p/ perguntar se eu estou bem. Isso é bom para quem não sabe pedir. Eu sei. Se eu precisar de alguma coisa, eu vou pedir. Não vou ficar esperando que alguém me ofereça. Me ligue para me chamar p/ sair. Me ligue para me contar uma novidade. Ligar simplesmente para perguntar se eu estou bem não faz sentido, até pq, e se eu não estiver? O que alguém poderia fazer por mim?

Gostaria que outras pessoas que convivem comigo soubessem disso. Que não me cobrassem atenção, especialmente se elas JÁ TÊM minha atenção. Eu não sou igual à maioria das pessoas, e sim, tenho orgulho disso. Não digo que não sou igual pq eu PROCURO ser diferente, pq isso, por mais contraditório que pareça, é o que a maioria das pessoa é: todos QUEREM e TENTAM ser diferentes. Eu não sou igual à maioria pq eu não quero e não tento. Eu simplesmente não ligo.

Pode ser que algumas coisas eu faça exatamente como todo mundo faria. Mas eu não faço PQ todo mundo faria, foi só uma coincidência. Também pode ser que eu faça algumas coisas de forma totalmente diferente do que a maioria faria. Não estou fazendo como muito fã de Chorão por aí, que faz as coisas PARA ser diferente. Também foi só uma coincidência.

Nada disso tem a ver com gostar ou não gostar. Por favor, não confundam.
Eu tenho uma necessidade. Gostaria que uma certa pessoa me entendesse melhor, não me julgasse baseado no que a maioria diria, pensaria, faria, e não me cobrasse. A felicidade está em aceitar de bom grado o que acontece, pensar no que estiver ao alcance para mudar o que virá, e em nunca se preocupar com o que não está ao alcance. Isso inclui aquele caminho que você não seguiu.

Para terminar, quero lembrar uma frase que vem do cristianismo, mas acho fantástica, e define bem o que é felicidade (claro que PEDINDO para deus se encarregar de fazer as coisas):
Que deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e SABEDORIA PARA DISTINGUIR UMAS DAS OUTRAS.
Tire deus daí e pronto, é o que eu tento ser (e é exatamente o que eu falei no parágrafo anterior)!

Um comentário:

Unknown disse...

Pronto...
A certa pessoa que vc queria que entendesse jah leu esse post, conforme solicitado via e-mail...
Resolvido...
Amo-te... Apesar de sua mania de contestar sobre tudo, isso eh incontestável...
Bjos