26 setembro 2007

Capitalismo e Confiança - Parte 2 de 2

Leia o post anterior.

Continuando...
Pq não existe estado? Pq o estado é parte abstração, lembram-se? Por enquanto estamos falando APENAS da dominação real, propriamente dita. O estado vai passar a existir quando essa dominação deixar de ser real, baseada puramente em força física (do grupo ou individual), e passar a envolver crença. Tipo, um grupo, não necessariamente o mais forte, passa a ser o dominante. Ora, mas pq o grupo mais forte aceitaria isso? Pq ele tbm ACREDITA que há algo superior a ele.

Ou seja, a formação do estado DE FATO acontece quase que em paralelo à formação de uma noção de justiça. Somente depois que os indivíduos, mesmo os mais fortes, passam a ver o grupo, o coletivo, como superior, e, portanto, passam a respeitar o mais fraco por MEDO do mais forte (o mais forte, agora, é o coletivo, não um grupo ou um indivíduo específicos) é que começam a existir o estado e o judiciário de fato.

Mas pq a justiça é SÓ abstração e o estado não?
Bom, pq o estado tbm é força física, ora. Representado pelos PMs que vão (deveriam) te arrebentar se vc invadir uma reitoria que não é sua, ou pelo exército que vai (deveria) invadir as bolívias da vida (outros estados) que resolvem tomar o que é meu (nosso, do coletivo, do estado), a força física existe DE FATO. E a justiça? Não. Ela é só um prédio escrito STF, ou um velhinho com uma roupa bonita, ou coisa parecida. E as pessoas ACREDITAM que os velhinhos bem-vestidos são juízes, são detentores da justiça. Quer dizer, da JUSTIÇA. Claro que elas também acreditam nisso pq esses velhinhos comandam a força do estado. Resumindo: o estado é metade abstração, metade real. O judiciário é somente abstração. Além: o judiciário é EXTENSÃO da parte do estado que é abstração.

Ok, eu misturei duas coisas que podem existir uma sem a outra: formação do estado e capitalismo. Podem? EU, do baixo da minha sapiência, acho que não podem não. Sem no mínimo essas duas zonas de poder eu não acredito que possa existir capitalismo, pois este tem como base (voltando à vaca fria) a DESconfiança entre as pessoas. Nota: o estado-força e o judiciário são as zonas de poder, sendo que no Brasil e em muitos países esses dois entes são menores do que se fossem apenas dois, e existe um terceiro, que abocanha um pedacinho de cada um dos dois anteriores: o legislativo, que é o que diz COMO o judiciário vai COMANDAR o estado-força, que vai NEGOCIAR com o legislativo para que este DIGA ao judiciário para COMANDAR de tal forma o estado-força, e blablabla, e viram que o negócio é cíclico? Claro, cíclico em democracias.

E o que uma coisa (estado) tem a ver com outra (capitalismo)?
Ora, simples (tá, nem tanto): as pessoas fazem contratos. Não pq confiam umas nas outras, mas pq confiam num ente superior (o estado-conjunto, formado por tudo que representa a força e a justiça) que vai OBRIGAR ambas as partes a manterem a palavra dada, sob pena de sofrerem alguma punição física. Sem essa ameaça de punição, as pessoas seriam todas espertonas, e o capitalismo não pode existir onde todo mundo é esperto e quer passar a perna no próximo. E se a justiça é lenta, abre espaço para um monte de espertões, que vão fazer contratos e não vão cumprí-los, e aí o capitalismo tem c minúsculo.

O Brasil tem a primeira base: o estado. Falta agora a segunda parte. Só que caímos em um paradoxo que leva a uma outra discussão: no Brasil, a justiça é lenta pq todo mundo é espertão, ou todo mundo é espertão pq a justiça é lenta?

Lembrando que a justiça também não é absoluta, e é baseada em conceitos morais. Outra discussão.

Ah, posses e riqueza tbm são morais e baseadas em CRENÇA de que você possui as coisas. O estado natural de todo mundo é a mais completa miséria, ou seja, não é o capitalismo que faz as pessoas miseráveis, pelo contrário, é ele quem tira algumas pessoas da miséria. Outra discussão.

Um comentário:

Anônimo disse...

"É uma obviedade, mas não deixa de ser assustador verificar que todo o sistema capitalista se baseia na confiança entre seres humanos, essa gente de pouca confiança."

Ao referir-se a esta gente de pouca confiança ficou clara a 'desconfiança', pq nao existe pouca ou muita confiança, confia-se ou não se confia, meio termo ja é inserido neste ultimo 'confiar'.

Às vezes, a justiça é alcançada com o V de Vingança do tal novo estado que substitui o anterior

Mas que justiça é esta??Deveria ser alcançada já q cega, tola e boçal nunca deixa de ser?!

O q não faz diferir nossas opinoes, apenas diferir quem colocaria as mascaras da Vingaça com v maiusculo, ser o bom velhinho vestido de preto ou ainda construir o símbolo representativo de um prédio do STJ??

Quanto ao seu paradoxo: 'no Brasil, a justiça é lenta pq todo mundo é espertão, ou todo mundo é espertão pq a justiça é lenta?'
bom, como todo bom paradoxo ambas as situaçoes vao sempre coexistir. O ponto de vista dependerá do angulo observado q de um lado pode ser uma coisa , doutro outra completamente diferente. Mas sempre ali lado a lado. Aí entra de novo em saber diferir quem vestirá a mascara.

Qto ao segundo paradoxo (pq nao deixa de ser um paradoxo): 'não é o capitalismo que faz as pessoas miseraveis mas ele quem tira algumas da miséria'

Se levarmos em conta a lei de Darwin, em verdade ficaria extinto os grupos menos favorecidos favorecendo a saida da 'miseria' daqueles que já tinham algo (ainda q muito) mas não era o suficiente(inserindo q se podia ter mais).


Uma bom dia,

Otimo Blog(ou seria mais um conceito moral-abstrato, bloggueiro??)