05 agosto 2007

Pseudo-ateísmo

Bom, faz tempo que não escrevo. Meu tempo anda bem escasso, culpa do meu trabalho. O pouco que sobra, dedico à faculdade, sobra essa que, aliás, é menor do que eu gostaria que fosse. Me sobra quase nada pra discussões, debates filosóficos. Mas nesse pouco, nas últimas semanas, encontrei um certo tipo de pessoa que, apesar de eu já ter visto algumas desse tipo, nunca achei que eram tantas.

Normalmente este blog briga muito com os crentes. É aquela coisa: não existe nada que sugira a existência de Jesus, mas os crentes juram que ele existiu; não existe nada que sugira a existência de qualquer deus, mas os crentes juram que ele existe; não há lógica nenhuma nos conceitos de deus (onipresença, onipotência, onisciência, bondade completa, livre arbítrio), mas os crentes juram que tudo isso faz sentido. Enfim, resumindo, eles lutam muito contra a lógica. Ou melhor, lutam muito p/ que seus conceitos caibam dentro da lógica, nem que p/ isso a lógica seja completamente deformada e distorcida.

Pois é, mas eis que em algumas discussões que tive, encontrei o que eu chamo de pseudo-ateus. Ser ateu, ao que parece, está na moda. Parece um certificado de superioridade. Como a ciência é o que manda no mundo de hoje, é até engraçado ver religiosos tentando embutir seus conceitos na lógica, e ter fé por simplesmente ter fé parece ser vergonhoso p/ muitos religiosos. Então aquele ser que se acha um cosmopolitano, um filho da ciência, um iluminado, ri daquele que dá as costas p/ lógica em nome de sua fé.

Só que existe um probleminha: NEGAR a existência de QUALQUER COISA é tão lógico quanto acreditar em algo sem ter evidências. Ambas as coisas dependem de fé. Vamos à semântica. Ter fé significa acreditar em algo sem a necessidade de provas. É isso. Ponto. Já tive discussões longas com religiosos que tentavam embutir sua crença em algo lógico e aí criavam novos conceitos para palavras antigas. Por exemplo, mudavam o sentido de onisciência, de onipotência, de fé. Mas os conceitos dessas coisas são bem definidos e não permitem interpretações. Fé é acreditar sem provas e ponto. Onipotência é ter o poder de fazer QUALQUER COISA e ponto. E assim por diante.

Mantendo o foco na semântica, o conceito de ateu é o seguinte: aquele que NEGA a existência de deus. É simples, não é? Bom, não p/ esses pseudo-ateus. A primeira vez que vi alguém que se diz ateu não negar a existência de deus, fiquei verdadeiramente espantado. Ora, como eu iria argumentar contra essa nova informação? Precisava pensar... Bom, na verdade, precisava pensar não na informação que me havia sido colocada, mas sim em que tipo de pessoa poderia achar que é ateu mas sem negar deus.

Fui, então, a mais discussões, e vi muuuito mais gente com esse mesmo pensamento. Chegaram a me dizer que os ateus não negavam deus, mas que o conceito de deus não fazia sentido ao ponto de que os ateus nem se preocupavam com isso. Ora, essa é a descrição perfeita de um AGNÓSTICO, não de um ateu! Ora, ora... Os ateus apropriaram-se da definição do agnosticismo! E não só isso, eles também apropriaram-se da arrogância dos crentes, no sentido de achar que sabem a verdade absoluta.

Quando eu os informava que estavam enganados nesse conceito, ou seja, que não eram ateus, e sim agnósticos, não queriam sabem de discussão. São os neo-ateus. Prefiro chamar de pseudo-ateus. Os emos estão para os punks assim como os pseudo-ateus estão para os ateus. Engraçadíssimo esse tipo de gente. E eu fiquei pensando nos motivos desse estranho movimento de apropriação de nomes e troca de conceitos.

Acho que só existe uma explicação razoável: afirmar que algo não existe não tem lógica, ou seja, o ateu, o verdadeiro ateu, também dá as costas para a lógica. Como o que está em voga é a ciência, é o que a lógica corrobora, essas pessoas não podem simplesmente sair por aí afirmando coisas que a lógica não aprova. Entretanto, o termo agnóstico não é famoso. Ateu é. E essas pessoas não sabem o que falam.

A maioria dos ateus que eu conheço, e muitos dos agnósticos, conhecem bem religião e filosofia. Os agnósticos que não conhecem bem religião são do tipo que realmente não estão nem aí. Eu sou do tipo que estou aí sim, mas sei que, no final, não poderei nem afirmar que deus existe, nem que não existe. Mas pendo para o ateísmo. Por isso, sou um agnóstico ateísta. Esses pseudo-ateus não sabem do que falam. Alguns falam superficialmente sobre a bíblia. A maioria, entretanto, nem isso arrisca. E juram que são ateus.

Pronto. Eu costumava apanhar (metaforicamente) de religiosos, por causa das minhas afirmações. Ora, eu dou minha cara à tapa. Bato, mas também apanho. Não contente, agora também vou apanhar dos outros crentes, os que têm fé que deus não existe. Só que esses já têm motivos p/ bater desde a descrição, afinal, eles juram que não são crentes, nem tem fé. Apesar da lógica.

22 comentários:

Unknown disse...

Concordo com você, Paulo Ricardo.
Tenho o costume de visitar comunidades de ateísmo no ORKUT. É que pretendo encontrar uma comunidade séria para fazer parte. O "problema" é que gosto de visitar o Orkut do dono e dos moderadores antes de participar.
Hoje (29/09/08) eu visitei uma comunidade chamada "ATEUS...AFINAL, QUANTOS SOMOS?". Fui visitar o Orkut dos mediadores e assustei-me com o "quem sou eu" de uma das mediadoras.
Veja o recado que escrevi para ela:
"Perdão pelo incômodo, mas fui tomado por uma súbita vontade de escrever após ler o seu “quem sou eu”.
Sabe o que significa a palavra PSEUDO-ATEÍSTA? Pseudo-ateísta é o religioso que por “algum motivo” gosta de dizer para os outros que é ateu. O problema é que ele é religioso.
Você sabia? Honestidade e virtude são palavras cristãs. Conviver como irmãos é uma utopia de cunho religioso (LEIA O SERMÃO DA MONTANHA). Amar o seu semelhante é o que apregoa os malditos religiosos. A compaixão pelos animais é difundida, especialmente, por aqueles que são contra os avanços da ciência. Não há relação entre compaixão pelos animais e bondade de caráter. Nunca haverá paz no mundo (estude um pouquinho de PSICOLOGIA; PSIQUIATRIA; NEUROLOGIA; HISTÓRIA; ANTROPOLOGIA; SOCIOLOGIA e FILOSOFIA. Talvez você compreenda que PARAÍSO é uma utopia religiosa).
Mas sabe o que me deixou mais surpreso? É sua crença em HORÓSCOPO. Eis suas palavras: “Sou regida pelo SOL no meu signo de LEÃO, por isso não me sinto bem em locais extremamente iluminados”.
Um ateu de verdade odeia o horóscopo e toda forma de superstição.
Espero que chegue a feliz conclusão de que você é tão religiosa quanto minha querida avó (ela é beata assumida). Não se engane".
Parece loucura, não? Existem muitos religiosos que se auto-intitulam ateus. São os PSEUDO-ATEUS. São seres supersticiosos ao extremo. Pessoas que não têm idéia do que o ateísmo sério significa.
Um abraço.

Unknown disse...

Eu acho que é chique falar que é ateu, que nao tem religião, mais na verdade todo mundo tem um Deus como ponto de partida para suas atitudes, suas ações cotidianas principalmente em relação ao "outro". Claro que o que eles colocam em cheque é o conceito de existência desse Deus, numa forma de argumentar a bíblia e as filosofias religiosas que até aí eu concordo. Porém é impossível não acreditar que houve alguém, em algum lugar, em algum tempo que fez da palavra uma arma contra o mal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

PRA MIM PSEUDO-ATEU É AQUELE QUE DIZ QUE ABANDONOU O METAFICISMO TEÍSTA CLASSICO, MAS CONTINUA A ADOTAR O CERNE IRRACIONAL GERADO POR TAIS RELIGIÕES..NOTADAMENTE O CRISTIANISMO..GERANDO DERIVADOS MEMETICOS TÃO IRRACIONAIS QUANTO O LIXO DA ERA METAFISICA, APENAS O TRANSLITERANDO/TAQYIANDO PARA UMA ERA MATERIAL POS-BURGUESA/MAÇONICA-ETC..

André disse...

Acho que não... Uma pessoa pode realizar rigorosamente todos os preceitos de uma religião, mas por outros motivos que não religiosos. Basta a ela negar a existência de deus que, pronto, isso já fará dela uma atéia.

Aliás, dizem que mais de 50% dos judeus são ateus. Mas a imensa maioria deles segue os rituais da religião, mas por fazer parte de um grupo que se identifica a partir desses rituais, e não pelo suposto significado deles.

Nossa... Era pós-burguesa/maçônica????

Enfim, vc teria algum exemplo disso que fala?

Anônimo disse...

PSEUDO-ATEU DETECTADO..

NÃO É A TOA QUE O FRAUDEINSTEIN ERA DEÍSTA/PANTEÍSTA..

E QUE EXISTAM NO ATEUS.NET ATEUS QUE SEGUEM OS PRECEITOS DO BUDISMO..

E QUE O BUDISMO SEJA UMA RELIGIÃO ATÉIA A EXEMPLO DE RELIGIÕES DO LESTE DA ASIA..TIPO AKELA DAKELES SEGUIDORES QUE DETURPARAM ANACRONICAMENTE AQUELE PENSADOR LA PÓS-INFLUENCIA DE MARX EX-CRISTÃO DE ORIGEM JUDIA/ETC..

Anônimo disse...

E ISSO SÓ PROVA QUE PSEUDO-ATEUS PODEM SER MAIS IRRACIONAIS QUE OS PROPRIOS TEISTAS..

GERALMENTE O ATEU MILITANTE DIZ QUE SÓ QUEM TEM QI É ELE E QUE SÓ OS METAFICISTAS SÃO IRRACIONAIS..

EIS A PROVA FINAL DE QUE ISSO NÃO PROCEDE..HEHE

E AINDA SOFISMAM RIQUEZA DOS PAÍSES COM ATEÍSMO..

QUANDO NA VERDADE A FALTA DE NECESSIDADES BASICAS QUE LEVOU A DESCRENÇA..

BEM, TINHA MAIS COISAS A DIZER MAS PÉROLAS E PORCOS NÃO SE MISTURAM..

André disse...

"Pseudo-ateu detectado"

Belo argumento...

Pelo jeito, você criou uma nova definição para "ateu", né?

Exemplo, que é bom, nada...

Anônimo disse...

Nossa... Era pós-burguesa/maçônica????

Enfim, vc teria algum exemplo disso que fala?

VC FUGIU DA ESCOLA OU O QUE?

A BURGUESIA NO SENTIDO SMITHIANO/MARXISTA DO TERMO JA EXISTIA ANTES DO SECULO XVIII/XIX?E A MAÇONARIA SEMPRE EXISTIU OU COM ESSE GRAU DE INFLUENCIA POSTERIOR?

SE VC TIVESSE O MÍNIMO DE NOÇÃO E BASE ESCOLAR SABERIA DE COISAS TÃO ÓBVIAS, MAS PELO VISTO DEVE TER FUGIDO DAS AULAS..

Anônimo disse...

Pelo jeito, você criou uma nova definição para "ateu", né?

Exemplo, que é bom, nada...

EU NÃO CRIEI, É FACTO

VAI NA ATEUS.NET QUE É SÓ O QUE TEM POR LA..

Anônimo disse...

E PSEUDO-CETICOS, PSEUDO-NIILISTAS IBIDEM..

SÓ O SÃO QUANDO INTERESSA SER, MAS DEPOIS JA VOLTAM AS ASNEIRAS DE ANTES..

André disse...

"QUANDO NA VERDADE A FALTA DE NECESSIDADES BASICAS QUE LEVOU A DESCRENÇA"

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA.
Bom, o que você disse nem faz sentido. Mas entendi o que você QUIS DIZER. Ainda bem que alguém aqui não fugiu das aulas, né? Enfim, de qualquer forma, estou vendo que você é alguém que possui A VERDADE (e em letras maiúsculas mesmo).

"A MAÇONARIA SEMPRE EXISTIU OU COM ESSE GRAU DE INFLUENCIA POSTERIOR"
De novo, o que você escreveu não faz sentido. Mas entendi o que você QUIS dizer. E, falando em pérola, qual é a próxima? Os atentados de 11/set foram obra dos próprios americanos? O homem nunca foi à Lua?

Anônimo disse...

BEM, A COERENCIA PASSOU LONGE DAQUELE SITE..

André disse...

EU NÃO CRIEI, É FACTO
VAI NA ATEUS.NET QUE É SÓ O QUE TEM POR LA..

Bom, não sei qual é a definição que este site dá, e nem vou procurar. Mas a definição que se encontra em qualquer dicionário é: ateu é aquele que nega a existência de deus.

Anônimo disse...

E, falando em pérola, qual é a próxima? Os atentados de 11/set foram obra dos próprios americanos? O homem nunca foi à Lua?

É DISSO QUE EU FALO..O PSEUDO-CEPTICISMO DE CONVENIENCIA..ESTÁS A SOFISMAR REALIDADE HISTORICA COM TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO DA NET NUMA PSEUDO-HIPERBOLE..ISSO É PRA AMADORES..

Anônimo disse...

Bom, não sei qual é a definição que este site dá, e nem vou procurar. Mas a definição que se encontra em qualquer dicionário é: ateu é aquele que nega a existência de deus.

BEM, ESSA É A DEFINIÇÃO CLASSICA DO AURELIO E CIA..

ASSIM COMO ANARCAS E ESTADO, ETC..

VC COMO PAPAGAIO MEMETICO SÓ SABE VER O QUE ESTÁ CODIFICADO PELOS OUTROS..NÃO SABE VER NOVOS DADOS..É UM MERO ROBOT REPRODUZINDO DADOS ALHEIOS..

André disse...

É mesmo. Devo deixar profissionais cuidarem disso. Gente que não sabe nem apertar o Caps Lock. Gente que não consegue escrever direito, e a conversa só anda pq o interlocutor precisa decifrar o que se QUERIA dizer, não o que foi dito. Gente que tem A VERDADE.

Exemplo, que é bom, nada. Argumento, nenhum. Só uns ad hominem meio toscos, mas engraçados...

Ainda bem que sou amador. Pelo menos me divirto.

Anônimo disse...

É COMO A DEFINIÇÃO CLASSICA DO QUE É SER CRISTÃO NO SENTIDO METAFÍSICO DO TERMO..

Anônimo disse...

Exemplo, que é bom, nada. Argumento, nenhum. Só uns ad hominem meio toscos, mas engraçados...

Ainda bem que sou amador. Pelo menos me divirto.

VC QUEM QUIS FAZER UMA HIPERBOLE SOFISMATICA TOSCA E NÃO CAPTOU O ARGUMENTO CENTRAL..

NADA POSSO FAZER..

AS PESSOAS NÃO PODEM AUMENTAR A REDE DE NEURONIOS DE UMA HORA PRA OUTRA..

Anônimo disse...

BEM, VOU INDO - TENHO O QUE FAZER..

NEM SEI POR QUE PERDI MEU TEMPO NESSE BLOG DE AMADORES..

André disse...

Hahahha... Sou um papagaio pq "repito" a definição clássica do dicionário. Ai, ai...

Desculpa aí. No meu próximo post eu vou falar sobre o ateísmo de verdade. Ou seja, sobre a SUA definição de ateísmo, que é diferente da definição do nosso idioma, diferente da definição de todas as pessoas. Aí sim eu vou ser inteligente!

Obrigado pela dica, profissional!

André disse...

"Amadores", não. Amador. Sou só um!
Mas obrigado por ter vindo se rebaixar para tentar me mostrar A VERDADE. Peço desculpa por ser um porco, e sequer ter entendido o valor de uma pérola. Aliás, o que não faltou foi pérola no seu discurso.

Ah, só uma coisa: o porco não dá valor à pérola por um simples motivo: uma pérola não vale absolutamente NADA. O valor dela não está nela, e sim na ganância de quem a quer. Como para o porco, que é um animal inteligente, o que importa é comer, dormir, se reproduzir (eufemismo), uma pérola não vale nada mesmo...

Ou seja: será que você não está superestimando SUA VERDADE? Será que ela realmente tem valor? Ou será que só você acha isso? Bem, a definição que você usa é só sua... Isso é um sinal...

Mas obrigado pela visita. Eu me diverti!