07 janeiro 2008

Não escolhemos nada - parte 1

Nesses tempos de férias na faculdade, consigo voltar, ainda que bem pouco, a uma rotina antiga: discussões no orkut. Até já postei uma discussão um pouco mais acalorada com um crente (tenho minhas dúvidas até hoje se não era uma experiência daquelas que colocam um macaco ao computador pra ver como ele se sai) que jurava que existem evidências históricas da existência de Jesus . Essa foi bem longa e engraçada.

Pois bem, a constante nessas discussões são pessoas que fazem afirmações "científicas". Se a pessoa sabe do que está falando, se ela demonstra sentido no que fala, vá lá. Bom, a última discussão é, também, na comunidade de História. O negócio começou como uma discussão sobre homossexualidade na história. Eu só estava lendo as opiniões, talz, até que uma garota resolve discordar de uma coisa. Um cara havia dito que homossexualidade é genética, não se escolhe ser gay ou não, e a menina discordou. Segundo ela, vejam só:

"Origem genética ?
Qual é o gen causador da homossexualidade?
Nunca vi isso em meus estudos de genética, já
foi achado e comprovado?Sinceramente acho isso furado , pq senão teríamos outra classe de indivíduos, com alguma aberração nos cromossomas."


Ok, a pessoa se acha especialista (já que cita os seus estudos de genética, uau), mas não conhece os termos da própria área (não deve ter prestado atenção aos tais estudos). Em primeiro lugar, não existe 'gen', existe 'gene'. Em segundo lugar, não existem "classes de indivíduos" baseados em genes (afinal, exceto nos casos de gêmeos univitelinos, nenhum ser humano é geneticamente igual a outro). O que é isso? Marxismo biológico? Em terceiro lugar, não existe aberração em um gene pertencente a uma minoria. É normal isso acontecer. Como eu já mencionei, não existem dois seres humanos geneticamente idênticos. Em quarto lugar, cromossomAs é só em Portugal. A menina deve ter feito uma pesquisa rápida no Google para validar sua crença (totalmente anticientífico) e já achou que era expert. Mas não contava que o Google lhe daria resultados vindos de lá do Atlântico...

Ah, mas não contente, a garota lasca:
"Pra quem não sabe o q é cromossomas
http://medicina.med.up.pt/bcm/20042005/trabalhos/2005/Biocel_final/main/cromossomas.htm

eu não disse q os gays são aberrações , disse q a cadeia de dna terá aberrações , outro tipo de pares , inteligentes vcs.
e parem de dizer q ser gay tem q ter desculpa seja ela qual for

A pessoa escolhe e pronto
respeitem e parem de arranjar desculpas pra isso "

Veja como ela é científica! Ela cita um trabalho, justamente de Portugal, que explica o que são os cromossomos. Bom, e daí, o que isso ajuda a provar que a homossexualidade não é genética? Pois é, não ajuda em nada. Mas aí ela explica melhor o que são as tais aberrações que havia citado anteriormente: são...aberrações na cadeia de DNA. Entenderam? O que são aberrações? São aberrações na cadeia de DNA. É uma explicação recursiva! Voltamos ao problema de não conhecer os termos de sua área: o que são outros tipos de pares? Bom, essa ela ainda não respondeu, mas eu perguntei, e mal posso esperar pela resposta!

Ok, tudo isso foi pra mostrar a ignorância e a arrogância de uma pessoa. Mas o assunto de fato, que é a escolha, eu ainda nem comecei. Fica pra amanhã.

01 janeiro 2008

E se...

Bem na virada do ano, eu lá, vendo os fogos, tudo muito bonito, e o seguinte pensamento me toma de assalto:

- E se extraterrestres chegassem à Terra bem no momento de uma virada de ano, e vissem aquilo tudo, será que eles iam achar que estão sob ataque e usariam suas armas super-hiper-mega potentes contra nós?

Sim, pq seres ultra avançados precisam ser bem mais pragmáticos que nós. E, convenhamos, não deve existir nada menos pragmático do que gastar fábulas em energia, tempo, dinheiro, etc. pra celebrar um marco arbitrariamente estabelecido, né não?

Então eu acho que sim, eles iriam achar que estão sob ataque. Nada mais pragmático do que atacar algo desconhecido. E nada mais pragmático do que responder a esse ataque.